09:00 - 13:00
A Conceptualização dos Cuidados e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) (C010)   -   Pólo B - Auditório N - 1º andar

António Salgueiro Amaral (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal)

Objectivos:

Analisar a prática dos enfermeiros.

Construir um padrão de documentação para os cuidados que incorpore a CIPE.

Conteúdos:

A Enfermagem como disciplina do conhecimento.

O processo de tomada de decisão em Enfermagem.

A importância das taxonomias.

A CIPE.

A CIPE nos sistemas de informação em Enfermagem.

Discussão de casos práticos.

 

CURSO EM PORTUGUÊS - Sem tradução simultânea

09:00 - 13:00
Formação em Enfermagem para Cuidar o doente com dor (C020)   -   Pólo A - Sala Maior - 1º Andar

 

Luís Manuel da Cunha Batalha (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal); Ananda Maria Fernandes (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal)

O objectivo deste curso é identificar as dificuldades da prática dos cuidados e as estratégias utilizadas na formação em enfermagem para cuidar o doente com dor ao nível da formação inicial, continua e em contexto de trabalho.

A metodologia utilizada será um workshop de apresentação e discussão de experiências formativas na área da dor.

 

A dor é uma experiencia transversal aos cuidados de saúde. Tendo um carácter multidimensional, exige uma intervenção individualizada, multimodal e holística cujo conhecimento teórico nem sempre tem tradução na prática dos cuidados. Vários factores contribuem para este hiato, sendo a formação (inicial, continua e em contexto de trabalho) um pilar fundamental na resolução desta discrepância entre o conhecimento e a prática.

 

 

CURSO EM PORTUGUÊS - Sem tradução simultânea

09:00 - 13:00
Aprendizagem por mediação (C030)   -   Pólo A - Sala 1.5 - 1º Andar

Manuel Alves Rodrigues (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal) 

 

Durante esta formação o orientador efectuará uma apresentação teórica sobre os principais modelos que orientam a prática de aprendizagem construída e mediada (nebulosa da mediação). Numa perspectiva teórico prática analisa-se a estratégia específica de assessoria pedagógica dos projectos pessoais, no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de enfermagem. 

O desenvolvimento teórico e teórico prático será seguido de discussão plenária, integrando as diferentes perspectivas dos participantes sobre os modelos analisados e sua aplicação no desenvolvimento da formação em enfermagem. 

CURSO EM PORTUGUÊS - Sem tradução simultânea

14:30 - 17:30
Simulação de alta-fidelidade no ensino de enfermagem - Grupo I (C040)   -   Pólo A - Centro de simulação - 2º Andar

José Carlos Martins (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal)

Rui Carlos Negrão Baptista (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra)

Verónica Rita Dias Coutinho (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra)

María de Jesús Ros (Universidade de Cantábria)

Inmaculada de la Horra Gutierrez (Hospital Universitario Marques de Valdecilla e Universidade de Cantábria)

Silvia González Gómez (Universidade de Cantábria)

 

Num curriculum que se quer centrado no desenvolvimento de competências pelos estudantes de enfermagem, a dimensão prática, em contexto simulado é fundamental.
Com simuladores de paciente de alta-fidelidade, espaços, materiais e equipamentos adequados e com o apoio das tecnologias de som, imagem e informação, é hoje possível desenvolver no espaço da escola autênticas experiências clínicas simuladas.
Estas experiências clínicas simuladas, em conjunto com uma discussão estruturada e centrada nos objectivos de aprendizagem, resultam em inúmeros ganhos para os estudantes.
É objectivo deste curso desenvolver conhecimentos e competências necessários à preparação e gestão de experiências clínicas simuladas para o ensino de enfermagem.
O curso terá momentos teóricos, utilizando metodologia activa e momentos práticos.
Serão temáticas a desenvolver: conceitos gerais, o espaço e equipamentos para uma experiência clínica simulada, desenvolvimento e condução de cenários e debriefing.
O curso decorrerá no Pólo A da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, utilizando uma sala de aula e o Centro de Simulação.

 

CURSO EM PORTUGUÊS E ESPANHOL - Sem tradução simultânea

14:30 - 17:30
Publicações científicas e a divulgação do conhecimento (C050)   -   Pólo A - Sala 1.5 - 1º Andar

 

Maria Clara Quintero Laverde (Universidade La Sabana, Colômbia; Vice-presidente da Região Andina da ALADEFE)

Maria paz Mompart García (Vice-presidente da Região Europeia da ALADEFE)

Objectivos:

Inserir os assistentes na cultura editorial das revistas de Enfermagem, de maneira a que
conheçam as diferentes possibilidades de redacção e publicação, assim como a forma de
funcionamento da imprensa científica, em geral.

Esquema de conteúdos:

Qualidade, visibilidade e acessibilidade do conhecimento. Desafios para o Ensino da
Enfermagem. Revistas de enfermagem. Fontes editoriais em espanhol e em português.

O processo editorial e a publicação científica em enfermagem. Papel do  Editor,
conselhos editoriais, árbitros e avaliadores.

A visibilidade da produção científica. Onde publicar?
  Cobertura temática e topográfica;

  Público-alvo;

  Indexação nas bases de dados;

  Características das bases de dados ;

  Factor de impacto.

Como preparar um manuscrito para enviar para uma publicação periódica?
Diferentes tipos:

  Resultados de investigação;

  Revisões sobre um tema;

  Protocolos/guias;

  Técnicas e procedimentos;

  Experiências/Intervenções em enfermagem;

  Casos clínicos;

  Artigos de opinão/reflexão;

  Relatos biográficos.

Traços comuns para a preparação de um manuscrito original:

  Autoria;

  Resumos e Palavras-chave;

  Introdução;

  Metodologia (Material e Método);

  Resultados;

  Discussão e conclusões;

  Bibliografia.

Internet: Novas formas de circulação e difusão do conhecimento. Versão electrónica das
publicações.
 

CURSO EM ESPANHOL - Sem tradução simultânea

14:30 - 17:30
Educação por Pares - Estratégia de Formação em Enfermagem (C060)   -   Pólo A - Sala Maior - 1º Andar

Irma da Silva Brito (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal)

Objectivos:

Identificar a metodologia Educação pelos Pares como estratégia de duplo empowerment para a juventude; reflectir sobre as vantagens e desafios da Educação pelos Pares para desenvolver ambientes saudáveis e habilidades em enfermagem.

A Educação pelos Pares faz uso da influência positiva entre pares como estratégia pedagógica em que pessoas treinadas e motivadas desenvolvem formal e/ou informalmente actividades com seus pares.

O grupo de Educadores de Pares Atelier de Expressividade (Coimbra, PT) desenvolve em contexto escolar e comunitário/recreativo, desde 2002, actividades destinadas a reduzir o consumo abusivo de substâncias psico-activas e de promoção de estilos de vida saudável mostrando resultados positivos. acordos oficiais de colaboração com a Universidade do Rio de Janeiro e Universidade de Cabo Verde. Sob a coordenação ESEnfC, em 2007, realizou um curso de Formação de Dinamizadores de Educação pelos Pares. Tendo em vista a colaboração para a formação de licenciados em enfermagem, o mesmo curso pode ser realizado em várias configurações destinadas a apoiar o desenvolvimento de grupos de Educadores de Pares com estudantes universitários.

 

CURSO EM PORTUGUÊS - Sem tradução simultânea

14:30 - 17:30
ROLE-PLAYING como ferramenta metodológica no processo de Ensino-Aprendizagem em Enfermagem - Grupo II (C070)   -   Pólo A - Sala 1.6 -1º Andar

José Ramon Martínez Riera (Universidade de Alicante, Espanha)

O Role Playing é uma importante ferramenta metodológica no processo de ensino/aprendizagem da enfermagem.

 

Objetivos

-Identificar e valorizar o Role-Playing como ferramenta metodológica no processo de ensino/aprendizagem da enfermagem.

-Conhecer a técnica do role-playing, seu manejo e utilização.

-Aprender a aplicar o Role-Playing no processo de ensino/aprendizagem de enfermagem.

 

Metodologia

-Propostas teóricas dos fundamentos do Role Playing.

-Aplicação prática de casos mediante a utilização do Role-Playing.     Mais fundamentação

 

CURSO EM ESPANHOL - Sem tradução simultânea

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