15:00 - 19:00
Formação em Enfermagem sobre Álcool: prevenção de consumos inadequados – programas de intervenção (C090)   -   Pólo A - Sala Maior - 1º Andar

Teresa Maria Barroso (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal) - coordenadora do curso

Maria Gloria Wright (Organização dos Estados Americanos, Chefe da Unidade de Desenvolvimento Educacional e Investigação) 

Ângela Mendes Abreu (Escola de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

O consumo excessivo de álcool é uma das principais fontes de problemas sociais, económicos e de saúde. As intervenções breves (IB) têm um custo reduzido e mostraram ser eficazes em todos os problemas relacionados com o álcool (Babor and Higgins-Biddle, 2001). Têm sido realizados vários ensaios clínicos randomizados de intervenções breves em vários contextos de saúde, concluindo que as IB eram frequentemente tão eficazes como tratamentos mais abrangentes (Bien et al., 1993; Kahan et al., 1995; Wilk et al. 1997).
Contudo, apesar da evidência sobre a sua utilidade, as intervenções breves para os problemas relacionados com o álcool ainda não são implementadas em larga escala nos contextos de cuidados primários em Portugal.
O objectivo deste curso é sensibilizar para a prevenção dos problemas ligados ao álcool, identificar as dificuldades sentidas no contexto clínico e apresentar protocolos de intervenção no âmbito dos PLA.

OBJECTIVOS
- Identificar instrumentos de avaliação e detecção de problemas ligados ao álcool.
- Identificar as intervenções a desenvolver em função dos níveis de risco identificados.
- Analisar a base motivacional subjacente ao desenvolvimento das intervenções breves 

CONTEÚDOS
Epidemiologia dos PLA.
Níveis de risco – consumo nocivo, abuso e dependência.
Instrumentos de avaliação (AUDIT)
Protocolo de intervenção em função do nível de risco – Educação; Aconselhamento Simples e Intervenção Breve (referenciação Enfermeiro especialista ESMP).

METODOLOGIA DE ENSINO
Workshop de apresentação e discussão de situações problema.

 

CURSO EM PORTUGUÊS - Sem tradução simultânea

15:00 - 18:00
ROLE-PLAYING como ferramenta metodológica no processo de Ensino-Aprendizagem em Enfermagem - Grupo I (C100)   -   Pólo A - Sala 1.5 - 1º Andar

José Ramon Martínez Riera (Universidade de Alicante, Espanha)

O Role Playing é uma importante ferramenta metodológica no processo de ensino/aprendizagem da enfermagem.

 

Objetivos

-Identificar e valorizar o Role-Playing como ferramenta metodológica no processo de ensino/aprendizagem da enfermagem.

-Conhecer a técnica do role-playing, seu manejo e utilização.

-Aprender a aplicar o Role-Playing no processo de ensino/aprendizagem de enfermagem.

 

Metodologia

-Propostas teóricas dos fundamentos do Role Playing.

-Aplicação prática de casos mediante a utilização do Role-Playing.     Mais fundamentação

 

CURSO EM ESPANHOL - Sem tradução simultânea

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