O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, João Apóstolo, construiu um CD com imagens que aumentam o conforto dos doentes com perturbações depressivas que se encontrem internados em clínica psiquiátrica.
O CD audio foi gravado no âmbito de um estudo que conduziu à tese de doutoramento intitulada "O imaginário conduzido no conforto de doentes em contexto psiquiátrico".
Este suporte digital permite a intervenção com imagens mentais nesses doentes. No fundo, consiste em estimular a imaginação do doente mental no sentido positivo. O CD orienta também os doentes para exercícios respiratórios e musculares.
Como resultados desta intervenção, verifica-se uma diminuição dos níveis de depressão, de ansiedade e de stress e um aumento dos níveis de conforto dos pacientes internados, sobretudo na capacidade percebida para porem em marcha o seu projecto pessoal.
Como é que tudo isto funciona?
Segundo o docente da ESEnfC, «dirige-se a atenção ou a imaginação da pessoa para a criação de imagens mentais através da indução de um conjunto organizado de estímulos exteriores, como objectos, cenários, emoções, relações pessoais, cores, cheiros, sons, texturas, sabores… para que ela descentre os pensamentos negativos, passando a desenvolver pensamento positivo relativamente a um conjunto de aspectos da sua vida e do contexto onde está inserida».
Recortes de Imprensa