«Concluímos que somos uma escola muito boa, mas queremos ser uma escola de excelência».
As palavras, proferidas pela presidente do Conselho Directivo da ESEnfC, Professora Maria da Conceição Bento, correspondem à visão que a comunidade educativa tem do presente e às acções e metas a alcançar nos próximos anos, de acordo com o Plano Estratégico 2009-2013: Desenhar o Futuro com Todos.
|
Neste documento, cuja síntese foi apresentada na sessão solene de abertura das aulas (a 9 de Outubro), pode ler-se que a ESEnfC quer, em 2013, ser «primeira na atracção de estudantes para os três ciclos de formação em Enfermagem».
Para tanto, além da contínua formação pedagógica de docentes, a ESEnfC vai criar uma plataforma de e-learning e um portal de formação em saúde, assim como articular melhor as práticas laboratoriais com as instituições de saúde.
Mas este ambicioso projecto tem muitos outros objectivos, que passam, por exemplo, por desenvolver a sua Unidade de Investigação como centro líder de redes de produção, divulgação e aplicação do conhecimento em Enfermagem, por promover o reconhecimento e a procura da Escola a nível internacional, ou por implementar um sistema de qualidade total.
Entre os exemplos dados, podem destacar-se o início do funcionamento de unidades curriculares em inglês, o apoio à formação de jovens investigadores e o aumento da participação de toda a comunidade educativa na vida da Escola.
Mas essa foi realçada pela Professora Conceição Bento, que, em vez de enumerar os resultados alcançados no ano que terminou, considerou «da maior justiça» agradecer às pessoas que os fizeram acontecer. Em áreas como a investigação e divulgação do conhecimento, as actividades de extensão à comunidade, a mobilidade, ou a reorganização dos serviços para os centrar cada vez mais nos estudantes.
Para a Professora Conceição Bento, as pessoas que constituem a comunidade educativa da Escola «são a maior riqueza que a instuituição possui». São «uma massa crítica jovem, dinâmica, empenhada e qualificada (...), capaz de converter a ESEnfC numa das melhores instituições de ensino de Enfermagem do mundo».
Depois de saudar toda a comunidade educativa, a presidente do Conselho Directivo deu os parabéns aos 320 novos alunos, porque de um universo de 2675 candidatos à Escola ficaram no grupo dos que concretizaram esse desejo.
Ao presidente do Conselho Científico da ESEnfC, Professor Doutor João Rogério Valença Vieira, coube proferir a aula "Os desafios de Bolonha", no ano em que, pela primeira vez, todos os planos de estudos estão adequados à reforma do ensino superior concertada a nível europeu.
Recortes de Imprensa