Quatro empresários da sociedade portuguesa - das áreas da agricultura/engenharia alimentar, tecnologia, turismo e saúde - vão partilhar as suas experiências de sucesso durante a primeira iniciativa (sessão regional) da 6.ª edição do Concurso PoliEmpreende.
O encontro está marcado para dia 29 de Outubro, às 17h00, no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Pólo B) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Esta primeira mesa destina-se a motivar os alunos a participarem no concurso de projectos de vocação empresarial.
Na edição anterior, os estudantes da ESEnfC idealizaram projectos de negócio na área da saúde, alguns inovadores, muito vocacionados para o empreendedorismo social, que, a serem implementados, poderão suprir necessidades do mercado, fomentando a melhoria na rede de cuidados.
Criado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Concurso Poliempreende integra, actualmente, todos os institutos politécnicos (IP) do país, assim como a ESEnfC e a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
O PoliEmpreende tem como primeiro objectivo a promoção do empreendedorismo na comunidade escolar, alertando para a importância da carreira de empreendedor por conta própria e para a constituição de novas empresas de cariz inovador, implantação regional e com potencial de crescimento.
Esta 6.ª edição pretende, também, levar à «mudança de atitudes dos actores académicos participantes no projecto, induzindo-os a incorporar, nas suas actividades regulares, o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado», explica o professor Pedro Parreira, do Núcleo de Empreendedorismo da ESEnfC.
O concurso destina-se a estudantes das instituições de ensino superior participantes, a diplomados de qualquer grau (pela ESEnfC ou por escolas dos Institutos Politécnicos), a docentes da ESEnfC ou outros indivíduos, desde que integrados em equipas constituídas por alunos e/ou diplomados.
A 6.ª edição do PoliEmpreende é coordenada pelo IP de Coimbra.