O ministro da Saúde de S. Tomé e Príncipe, Dr. Arlindo Vicente de Assunção Carvalho, visitou a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) para agradecer o trabalho de cooperação que está a ser desenvolvido em prol dos actuais e dos futuros profissionais de saúde do seu país e para lançar as bases de um possível alargamento dessa ajuda.
Depois do projecto agora iniciado em Cabo Verde, quem sabe se, num futuro próximo, a ESEnfC não estará em condições de replicar o mesmo tipo de colaboração (envio de docentes) com vista ao arranque de uma nova licenciatura em Enfermagem em mais um território africano de língua portuguesa.
Foi nesse sentido que o governante são-tomense convidou a presidente do Conselho Directivo da ESEnfC, professora Maria da Conceição Bento, a deslocar-se, oportunamente, a S. Tomé.
Paralelamente, o ministro da Saúde do país equatorial foi convidado a integrar a comissão de honra do Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa a realizar em Novembro de 2009.
Nesta segunda visita à ESEnfC no prazo de oito meses, o ministro Arlindo Vicente de Assunção Carvalho pôde contactar alguns conterrâneos que se encontram em formação na Escola de Coimbra: dois enfermeiros a tirarem módulos de especialização (necessários à obtenção do grau de licenciados) e quatro alunos no 1.º ano da licenciatura.
O ministro são-tomense, que já em Fevereiro se mostrou impressionado com as instalações da ESEnfC, ficou também a conhecer os novos laboratórios do Pólo A - ainda parcialmente equipados - e o novo espaço de trabalho da Unidade de Investigação, assim como a residência de estudantes.
Arlindo Vicente de Assunção Carvalho é formado em Medicina (Clínica Geral), dispondo, entre outras formações, do Curso de Epidemiologia Tropical e de um mestrado em Saúde Pública, na área das Endemias, Ambiente e Sociedade.
Recortes de Imprensa