Foram recebidos e integrados na instituição por docentes e por colegas da Associação de Estudantes e da Comissão da Praxe.
|
Da parte do Conselho Directivo, a presidente, Professora Maria da Conceição Bento, destacou as melhores condições para o ensino de Enfermagem de que a ESEnfC dispõe (quando comparada com outros estabelecimentos de ensino superior), a começar pela capacidade científica e pedagógica dos professores.
«Esta Escola tem um corpo docente altamente qualificado. Aproveitem!», afirmou a Presidente da ESEnfC (novo órgão superior de governo e de representação externa da ESEnfC, de acordo com os novos estatutos), ao aconselhar dedicação.
«Cada vez que faltam a uma aula estão a desperdiçar dinheiro que é de todos os cidadãos», além de ser «uma oportunidade de desenvolvimento pessoal» que perdem, observou a Professora Conceição Bento.
A presidente do Conselho Directivo realçou também a «boa estrutura de funcionários não docentes» da ESEnfC - cada aluno tem um funcionário de referência que o vai acompanhar ao longo do curso -, e pediu o envolvimento dos novos estudantes, também a nível extracurricular: As escolas são tanto melhores quanto mais os alunos participarem aos diferentes níveis na sua construção».
"Bem-vindos à maior e melhor Escola de Enfermagem de Portugal". Foi com estas palavras que, por sua vez, o presidente do Conselho Científico, Professor Rogério Valença Vieira, se dirigiu ao auditório.
Aos novos estudantes falou do plano de estudos e prestou alguns esclarecimentos sobre as áreas científicas, as unidades curriculares e os créditos ECTS.
Antes, a Professora Teresa Tanqueiro (Conselho Pedagógico) fez uma detalhada apresentação da escola, à qual se seguiu a distribuição dos guias do estudante (com toda a informação útil de que mais vão necessitar).