"Construir Relações de Namoro: Um não à violência" é o título do fórum que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, no próximo dia 26 de Novembro, e que contará com a presença da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Dra. Elza Pais.
O fórum insere-se no projecto (O)Usar & Ser Laço Branco, que procura reduzir a violência, a começar pela exercida sobre as mulheres durante o namoro, e promover a igualdade de género e de oportunidades.
Com a sessão de abertura marcada para as 14h00, no Pólo B da ESEnfC, a iniciativa compreende uma intervenção feita por estudantes educadores do projecto (Teatro Fórum).
Às 15h15 começa uma mesa-redonda subordinada ao tema "Construir Relações com Sentido". Moderada pela jornalista Cristina Correia (Grupo Edimpresa), nela participarão a Dra. Cláudia Coelho (investigadora na Universidade do Minho), o Dr. Vasco Prazeres (Divisão de Informação, Comunicação e Educação para a Saúde - Direcção Geral da Saúde) e o Dr. Miguel Leite (presidente da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva).
Para comentadores foram convidados os deputados à Assembleia da Republica Dr. João Oliveira e Dra. Teresa Portugal.
Os interessados em participar no Fórum podem fazer a respectiva inscrição para o e-mail clara@esenfc.pt, ou contactando o número de telefone 913703108.
O caminho proposto aos jovens que aderiram ao projecto "(O)Usar & Ser Laço Branco" passa pela estratégia da educação pelos pares, modelo em que jovens formam outros jovens.
O projecto, sempre com professores na retaguarda, contempla a formação de voluntários de ambos os sexos (estudantes de licenciatura de Enfermagem), que vão envolver-se com os seus colegas em campanhas de sensibilização interna na ESEnfC e, depois, com os jovens e adolescentes de escolas do ensino secundário, propondo e desenvolvendo a formação de outros pares educadores desses contextos educativos.