Uma segunda edição do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Esclerose Múltipla “Excellence in MS”, lançado há ano e meio pela ESEnfC, com o apoio da Novartis, deverá mesmo avançar, eventualmente com um figurino internacional.
A revelação foi feita por Paula Barriga, gestora de marketing da Novartis Pharma, quando intervinha na sessão de encerramento do Simpósio “Avanços nos Cuidados a Pessoas com Esclerose Múltipla”, realizado, no dia 21 de setembro, na ESEnfC, no âmbito daquela formação pós-graduada. Na ocasião, foram, ainda, entregues os prémios às três melhores comunicações apresentadas no encontro. |
Rúben Duarte Fernandes, enfermeiro no Cento Hospitalar e Universitário de Coimbra – área de Neurologia (na foto com os membros do júri), recebeu o 1º prémio.
Por sua vez, Jorge Manuel de Oliveira Trindade (enfermeiro no Hospital Distrital da Figueira da Foz – área de Ortopedia) e Odete Cristina Rodrigues (enfermeira no Hospital de Dia Polivalente do Centro Hospitalar do Alto Ave) receberam, respetivamente, o 2º e 3º prémios.
Com coordenação científica de Luís Cunha (diretor de Serviço de Neurologia do CHUC), Fernando Henriques (vice-presidente da ESEnfC), João Rogério Vieira (ESEnfC) e Lívia Sousa (responsável da Consulta de Esclerose Múltipla do CHUC) e coordenação pedagógica de Carlos Oliveira (ESEnfC) e Licínio Madeira (enfermeiro chefe dos CHUC, aposentado), esta pós-graduação visa o planeamento, execução e avaliação dos cuidados especializados de enfermagem à pessoa com esclerose múltipla e à sua família.
Pretende-se, ainda, com este curso, desenvolver a prática da investigação em Enfermagem na Esclerose Múltipla e intervir ativamente na formação de enfermeiros, outros profissionais de saúde e cuidadores.
Três dezenas de formandos concluíram o primeiro curso com sucesso.
Quase 200 participantes estiveram no Simpósio “Avanços nos Cuidados a Pessoas com Esclerose Múltipla”.