A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolheu, no dia 10 de abril, uma reunião de coordenadores da 12ª Edição do Poliempreende, concurso de ideias e planos de negócio que tem como objetivo promover projetos de vocação empresarial, fomentando o espírito empreendedor no seio das comunidades académicas das instituições aderentes.
Entre outros aspetos, na agenda deste encontro de coordenação, que juntou 26 pessoas em Coimbra, esteve a reunião do “Grupo do Estudo do Impacto do Poliempreende” e do “Grupo de Divulgação do Poliempreende”.
Decorrem, até ao dia 21 de maio, as oficinas de preparação para a fase regional do 12º Poliempreende organizada na ESEnfC, que culmina, a 4 de junho, com a avaliação e escolha dos melhores planos de negócio que vierem a ser apresentados por estudantes e docentes da instituição.
Trata-se de dois ciclos formativos (as designadas “Oficinas E” e “Oficinas E2”), que visam motivar e habilitar a comunidade académica da ESEnfC para concorrer ao Concurso de Ideias (o prazo termina já a 13 de abril) e, posteriormente, ao Concurso de Planos de Negócio (neste caso, a entrega dos projetos pelas equipas estende-se até 25 de maio).
“Da ideia ao plano de negócio: experiência e vivência de um projeto de sucesso”, “Plano de negócio: como criar o modelo de negócio”, “Empreendedorismo social: como desenvolver um projeto de sucesso”, “Visita ao IPN: importância do plano de negócio”, “Modelo inovador de Gestão de Lares”, “Elaboração do plano de negócio: aspetos práticos” e “Elaboração do plano financeiro: esclarecimentos de dúvidas” são os temas das oficinas programadas.
O Poliempreende engloba todos os 15 institutos politécnicos do país, assim como as escolas superiores de Enfermagem de Coimbra e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve.
A 12ª Edição do Poliempreende é coordenada pelo Instituto Politécnico de Leiria.