São os três melhores alunos do 10º ano de escolaridade do Instituto Educativo de Lordemão, da área de Ciências e Tecnologias, e visitaram recentemente a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Margarida Gomes, Patrícia Almeida e Gonçalo Ferreira mostraram-se contentes com o que viram, após uma visita guiada pelo professor Paulo Alexandre Ferreira, especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Os jovens do ensino secundário, que visitaram os laboratórios e o Centro de Simulação de Práticas Clínicas, puderam, assim, descobrir o tipo de ensino que a ESEnfC ministra – assistiram mesmo a uma aula –, conhecer a oferta formativa e os serviços de apoio que se encontram disponíveis aos estudantes.
«Gostei muito dos laboratórios. Dá para pormos em prática o que aprendemos na teoria e para percebermos como é que numa situação de stresse podemos agir», comentou, ainda a meio da visita, Margarida Gomes.
Foi «uma experiência interessante e uma oportunidade de perceber como o ensino superior funciona, quais as aulas e matérias a estudar», afirmou, por sua vez, Patrícia Almeida, que quer «seguir a área da saúde».
«Gostei imenso de vir aqui. A Escola tem laboratórios muito equipados, com manequins que parecem reais e mostram como tudo funciona», prosseguiu a estudante do estabelecimento de Lordemão.
Também Gonçalo Ferreira disse ter gostado «muito da experiência», ao considerar que foi «interessante conhecer a dinâmica das aulas, os laboratórios e todo o material existente».
Desde há vários anos que a ESEnfC permite a realização de visitas guiadas às instalações da Escola, para que os jovens (sobretudo do 3º ciclo e do ensino secundário) possam vir a fazer uma escolha consciente aquando do ingresso no ensino superior.
A ESEnfC pretende sensibilizar para a formação em Enfermagem como um importante projeto profissional e de vida, fomentar ações de educação para a saúde junto da comunidade e, paralelamente, desvendar o atrativo ensino em contexto laboratorial que ministra, dando a conhecer os cursos que oferece.