Pela segunda vez em dois anos, o projeto Antes que te Queimes contou com a participação de estudantes estrangeiros nas equipas de trabalho que, durante quatro noites, atuaram na prevenção dos consumos abusivos de álcool e de outras substâncias psicoativas, no âmbito das festas académicas, em maio, na cidade de Coimbra.
«Nesta edição da Queima das Fitas de Coimbra de 2015, pudemos contar com uma forte participação de estudantes em Erasmus (30% do total de estudantes da ESEnfC) e com um grupo de 17 enfermeiros da Bélgica (apoiados por dois professores). Aconselhámos muito e não foi necessário prestar muitos primeiros socorros», afirma a professora Irma Brito.
Colaboraram nestas intervenções 27 estudantes da ESEnfC e oito estudantes a realizar períodos de mobilidade (três do Brasil, um da Estónia, um da Polónia, dois da França e um de Espanha).
Durante as noites de intervenção, foram feitos aconselhamentos par a par, em língua portuguesa (154) e em língua inglesa (77), e prestados primeiros socorros com o apoio da ambulância da Cruz Vermelha - Delegação de Coimbra.
Criado na ESEnfC em 2006, e já com várias reproduções nas festas académicas de outras cidades, o projeto Antes que te Queimes compreende o aconselhamento personalizado a partir da avaliação da alcoolemia dos participantes nas festas académicas e do risco de danos associados (sexo desprotegido e sinistralidade rodoviária), a distribuição de preservativos e a explicação sobre o uso correto deste método contracetivo, de forma a prevenir infeções sexualmente transmissíveis, e os primeiros socorros aos jovens que se encontrem embriagados.
Atualmente, o projeto resulta de uma parceira com a Administração Regional de Saúde do Centro, a Câmara Municipal de Coimbra, o IREFREA Portugal, a Associação Existências e a Cruz Vermelha Portuguesa.