É imperativo implementar um programa de promoção da saúde na passagem à reforma, recomendam os investigadores do projeto “REforma ATIVA - Estudo de um programa promotor de um envelhecimento saudável”, cujos resultados preliminares foram apresentados em congresso no dia 15 de maio.
De acordo com o trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores do projeto, coordenado pela professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Helena Loureiro – foi implementado um programa de adaptação à reforma na UCC Bairradina, na USF Beira Ria e no Centro de Saúde Norton de Matos, que envolveu 56 participantes –, foi possível registar melhorias na perceção de autoeficácia e na adaptação à passagem à reforma.
O projeto “REforma ATIVA”, proposto pela ESEnfC e pela sua Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), procurou «identificar as dificuldades sentidas pelos indivíduos e famílias durante o processo de adaptação à reforma, capacitando-os para melhor darem resposta às situações de vulnerabilidade, e construir um programa de intervenção em saúde para esta população».
Pretende-se que os resultados deste programa (ainda em fase de conclusão) venham a ser implementados nos contextos laborais (por exemplo, na sensibilização para a preparação para a reforma), nos contextos pedagógicos (inclusão desta temática nos curricula dos cursos graduados e pós-graduados), nos contextos de saúde e noutros contextos, como as instituições da rede social que venham a usufruir deste conhecimento, os sindicatos ou associações de trabalhadores aposentados.
Neste projeto, registado e financiando pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, colaboram investigadores de áreas como a Psicologia, a Sociologia, a Medicina e a Enfermagem (da ESEnfC, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade Católica/Porto, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), a Administração Regional de Saúde do Centro e o Grupo de Estudos em Enfermagem e Família da Universidade de São Paulo (Brasil).