A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) criou, recentemente, um projeto de prestação de serviços à comunidade, que associa cuidados de saúde aos peregrinos de Fátima, formação, investigação e inovação.
“Peregrino” é o nome deste projeto, resultante de uma parceria com o Movimento de Mensagem de Fátima de Coimbra, que visa proporcionar cuidados de saúde (primeiros socorros e suporte básico de vida) aos viajantes em romaria ao Santuário da Cova da Iria, mas também desenvolver estudos de investigação no âmbito do apoio à peregrinação, formando estudantes para poderem intervir nesta iniciativa.
As intervenções, circunscritas às peregrinações de maio e de outubro (durante os cinco dias que antecedem as datas das aparições marianas), asseguram cuidados de Enfermagem aos peregrinos durante 16 horas diárias (das 8h00 às 24h00), prestados por estudantes sob supervisão de docentes da ESEnfC e de enfermeiros que colaboram com entidades parceiras.
Só para a peregrinação de maio último, 42 estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem da ESEnfC receberam formação específica sobre suporte básico de vida, aconselhamento e cuidados diretos aos peregrinos (lavagem dos pés, massagem e tratamento de lesões cutâneas).
No período de intervenção (7 a 11 de maio), e no âmbito da parceria com o Movimento de Mensagem de Fátima, a ESEnfC movimentou, para o ponto de apoio a peregrinos instalado no campo de futebol de Condeixa, um staff total de 83 estudantes e oito docentes.
Já no contexto de uma parceria com a Linde Healthcare, em dois dias de intervenção (9 e 10 de maio), a ESEnfC disponibilizou para o ponto de apoio sediado na Redinha um equipa de dez estudantes e um docente.
O aconselhamento sobre alimentação e hidratação, sobre a planificação da caminhada e da melhor rota a seguir, constituiu outro tipo de apoio prestado aos peregrinos a caminho de Fátima.
«Com base em evidências clínicas e tomada de decisão em equipa, alguns peregrinos foram aconselhados a abandonar a caminhada, tendo-lhes sido prestado o devido apoio emocional/espiritual», refere a organização do projeto “Peregrino”, que é coordenado pelos professores Luís Paiva, Rui Gonçalves e Verónica Coutinho.
«Salientamos, uma vez mais, que este projeto de serviços e extensão à comunidade cumpre, nesta primeira abordagem, os objetivos de proporcionar cuidados de saúde aos peregrinos de Fátima em articulação com instituições identificadas na comunidade e de incentivar e criar condições de participação dos estudantes em atividades de formação extracurricular, de extensão à comunidade», adianta, ainda, a coordenação do projeto.
Nestas intervenções colaborou uma professora do Brasil, Francimar Tinoco Oliveira, docente na Escola de Enfermagem Anna Nery (Rio de Janeiro) e bolseira de doutoramento na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.