Oito enfermeiros do Serviço de Medicina B - A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e dois professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Anabela Salgueiro e Pedro Parreira, frequentaram, nos dias 3 e 4 de novembro, um curso de cateter central de inserção periférica (PICCS), ministrado pela especialista Gloria Ortiz Miluy.
Enfermeira, especialista em acessos vasculares e formadora internacional nesta área, Gloria Ortiz Miluy esteve na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), pertencente à ESEnfC, onde deu a formação sobre uma tecnologia de cuidados que poderá ser utilizada em pessoas que necessitam de uma terapia intravenosa prolongada e que apresenta a vantagem de minimizar as complicações infeciosas decorrentes deste processo, reduzindo os custos em saúde.
A formação enquadrou-se no recém-criado “TecCare”, estrutura da UICISA: E que alia a experiência deste centro de investigação à dinâmica de inovação do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC.
O “TecCare” é uma estrutura do eixo estratégico de desenvolvimento da UICISA: E, orientado para a investigação experimental e aplicada em Tecnologias dos Cuidados de Saúde. Tem em vista a transferência do conhecimento para as unidades de saúde, ligando academia, empresas e contextos clínicos, com o objetivo de potenciar os ganhos ao nível do bem-estar dos cidadãos.
A formação dada pela enfermeira do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, em Madrid, foi custeada pela Vygon France, empresa que projeta, fabrica e comercializa dispositivos médicos.
Coordenado pela enfermeira Aura Marques, o Serviço de Medicina B – A do CHUC tem vindo a colaborar com a ESEnfC em investigações relacionadas com as práticas de Enfermagem, estando, neste momento, um profissional a desenvolver uma tese de doutoramento na área da investigação clínica aplicada.