Professores e estudantes da ESEnfC em ensino clínico nos centros de Saúde de Eiras, Fernão Magalhães e Santa Clara, juntamente com equipas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Mondego, estão a organizar, durante todas as quartas-feiras do mês de novembro, sessões de educação para a saúde dirigidas a pessoas portadoras de diabetes, complementadas com atividade física.
"Novembro em forma”, assim se chama a iniciativa que visa aumentar a literacia sobre a diabetes e a adesão ao regime terapêutico, através de quatro sessões (com a duração de 90 minutos cada, entre as 14h30 e as 16h00) que tratam o “Autocontrolo da diabetes”, a “Alimentação saudável”, o “Pé diabético” e a “Predisposição a mudar”.
Maria de Fátima Cravo (ACES Baixo Mondego) e Irma da Silva Brito (ESEnfC) são responsáveis pela organização desta iniciativa que tem a colaboração da fisioterapeuta Sónia Ribeiro.
Em 2035, cerca de 600 milhões de pessoas poderão ser portadoras de diabetes. A alimentação saudável é um comportamento importante na luta contra a doença.
O Dia Mundial do Diabetes comemora-se a 14 de novembro, conforme estabelecido desde 1991 pela Organização Mundial da Saúde.