O programa “+ Contigo”, que atua ao nível da prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, interveio, no último ano letivo (2012/2013), junto de 1699 estudantes adolescentes de 12 agrupamentos de escolas da região Centro.
Os resultados da atividade desenvolvida nesse período foram divulgados durante o II Encontro “+ Contigo”, realizado, no início de outubro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), entidade responsável pela iniciativa, juntamente com a Administração Regional de Saúde do Centro e com a colaboração da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro. Segundo o coordenador principal do “+ Contigo”, o professor da ESEnfC José Carlos Santos, os resultados do programa apontam para «uma melhoria das situações de depressão diagnosticadas». |
Nota-se, ainda, «uma melhoria mais ligeira na questão do autoconceito, do bem-estar e da capacidade de resolução de problemas», prossegue o também presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Recorde-se que o programa "+ Contigo", que desde 2009 funciona na região Centro, está a ser alargado ao território nacional (Norte, Sul e ilhas), segundo decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS), sendo uma das medidas previstas no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.
Neste ano letivo, a prevenção já vai abranger mais alunos da zona Centro, enquanto, no resto do país, serão formados profissionais de saúde, para que as ações de sensibilização cheguem, em 2014/2015, aos estabelecimentos de ensino.
O programa "+ Contigo" foi criado no âmbito de um curso de especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, na ESEnfC. A população-alvo é constituída por alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.