Licenciatura em Enfermagem

Ensino Clínico - Fundamentos de Enfermagem




Área Científica Tipologia da disciplina ECTS
723 - Enfermagem Obrigatória 36.00
 
 
Semestre Curricular Código da disciplina
Anual 2º Ano 10004002
 
 
Carga Horária Total Horas de Trabalho Autónomo do Estudante Horas de Contacto
1008 362 646
 
 
Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT
0.00 0.00 0.00 6.00 640.00 0.00
 
 
T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial


Objetivos de aprendizagem

Na formação em enfermagem, o Ensino Clínico é considerado um tempo privilegiado e de forte relevância pelo significativo contributo que poderá trazer para o desenvolvimento dos estudantes. As múltiplas oportunidades de aprendizagem, o contacto direto com as pessoas em contexto específico de prestação de cuidados, as equipas de saúde e com a pessoa no seu ambiente natural, considerando a influência dos determinantes de saúde, é estruturante para a construção da identidade de um profissional de enfermagem.
Nesse sentido o Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem irá decorrer em dois blocos distintos, Hospital e Comunidade, de dez semanas cada ,preconizando-se que esta experiência contribua para a continuidade no desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais e de uma atitude científica como base para a prática.
Nos dois Blocos de Enino Clínico (Comunidade e Hospital), pretende-se que o estudante seja capaz de :
-Demonstrar a mobilização de conhecimento transdisciplinar para a interpretação das suas ações.
-Estruturar informação pertinente, concisa e científica recorrendo a todas as fontes de informação.
-Demonstrar espírito crítico-reflexivo para, na e sobre a ação, construindo pensamento crítico sobre si e sobre o que o rodeia.
-Demonstrar sentido de entreajuda e respeito pelo trabalho dos colegas e equipa.
-Desenvolver atitudes e comportamentos suportados pelos princípios que regem o exercício profissional da enfermagem.
-Demonstrar responsabilidade pela sua aprendizagem.
No Bloco de Ensino Clinico  no Hospital pretende-se que o estudante seja capaz de:
-Descrever a estrutura, a organização da unidade e a sua relação com outros departamentos do hospital.
-Identificar os possiveis percursos da pessoa desde a admissão atá ao regresso a casa.
-Descrever na atividade do enfermeiro o(s) modelo(s) teórico(s) e os princípios éticos e legais que a suportam e, as intervenções autonómas e interdependentes da profissão.
-Demonstrar capacidade de estabelecer formas de comunicação adaptadas á situação e á pessoa /família
-Realizar a avaliação da pessoa segundo as N.H.F.
-Identificar diagnósticos de enfermagem  e respectivas intervenções, atendendo aos comportamentos a manter, fatores de risco/vulnerabilidades e alterações presentes.
-Avaliar os resultados das intervenções planeadas e desenvolvidas.
-Demonstrar sentido de priorização e hierarquização das atividades.
-Demonstrar na execução dos procedimentos técnicos : planificação, organização, destreza e mobilização do conhecimento para a interpretação e justificação dos mesmos.
-Elaborar registos de forma sistemática e adequada que permita assegurar a continuidade dos cuidados.
-Compreender que o processo de preparação do regresso a casa é iniciado no momento da admissão hospitalar .
No Bloco de Ensino Clinico  na Comunidade pretende-se que o estudante seja capaz de:
-Identificar a rede e estrutura do SNS , outras entidades prestadoras de cuidados de saúde.
-Identificar iniciativas de solidariedade da sociedade civil e modalidades de participação cívica.
-Avaliar os recursos de que a pessoa/ família necessita/dispõe
-Interpretar a perceção da pessoa sobre as atividades que contribuem para a sua saúde.
-Interpretar o potencial da pessoa, da família ou da comunidade para manter a saúde e satisfazer as suas necessidades de forma independente.
-Compreender o papel do enfermeiro nas várias equipas/organizações da comunidade.
-Descrever os determinantes da saúde de uma comunidade.
-Demonstrar capacidade de estabelecer formas de comunicação adaptadas à situação , à pessoa /família e comunidade.

Conteúdos programáticos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular

Metodologias de ensino

Demonstração da coerência das metodologias com os objetivos da unidade curricular

Bibliografia principal



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ID Data Título do aviso Aviso