Esta UC inclui ensino clínico modular e ocorre em três contextos clínicos/unidades funcionais de saúde e Unidades de Saúde Materna e Obstetrícia, onde os estudantes desenvolvem a sua experiência na área da enfermagem de saúde familiar (8 semanas/254h), na área de enfermagem de saúde comunitária (4 semanas/128h), e na área de saúde materna e obstétrica (4 semanas/ 128h), num total de 510 horas de contacto.
As metodologias de ensino propostas centram-se no estudante, promovendo a sua aprendizagem no contexto clínico e em seminário, propondo-se em ambos a utilização do debriefing como recurso que promova a reflexão na, sobre e após a ação concreta da prática clínica.
Assim, em contexto de ensino clínico, o docente e o tutor/supervisor orientarão a experiência clínica facilitando que o estudante mobilize o conhecimento relevante para a prática clínica em cuidados de saúde primários, no âmbito da saúde familiar, da saúde comunitária e da saúde materna e obstetrícia, gerindo os recursos operacionais do contexto, de acordo com as necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comunidades, de forma a que conceba e implemente cuidados autónomos e interdependentes.
Ao estudante caberá responsabilizar-se pelo processo de aprendizagem, aproveitando as oportunidades e demonstrando responsabilidade ética e deontológica, no desenvolvimento das suas competências, no contexto clínico integrado na equipa e na cultura organizacional dos cuidados de saúde primários, incorporando o pensamento crítico na tomada de decisão.
Nos seminários, a metodologia será essencialmente ativa baseada em situações reais de experiências vivenciadas e /ou análise de artigos científicos, com interligação de contextos clínicos, onde o estudante deverá demonstrar a mesma responsabilidade pelo processo de aprendizagem, envolvendo-se na reflexão conjunta para a incorporação do pensamento crítico e do juízo clínico, com vista há gestão do conhecimento e dos recursos para a conceção e implementação de práticas clínicas.
O instrumento escrito será individual e elaborado em cada componente ao longo da UC, devendo permitir ao estudantes refletir, na sua experiência clínica nas diferentes componentes (saúde familiar, saúde comunitária e saúde materna e obstetrícia) e desenvolver o pensamento crítico sobre a prática ética e deontológica, confrontando-a com o conhecimento teórico relevante da prática profissional e dos princípios organizacionais e políticos dos Cuidados de Saúde Primários e das Unidades de Saúde Materna e Obstetrícia.
Nas metodologias de avaliação, privilegia-se a avaliação formativa, permitindo ao estudante regular e avaliar o seu processo de aprendizagem. A avaliação sumativa traduzirá o desempenho do estudante no desenvolvimento das atividades e o seu empenho na procura de experiências de aprendizagem que respondam aos objetivos do EC.