1.O processo de cuidados: análise de situações, juízo clínico e conceção de cuidados centrados nas respostas humanas reais ou potenciais aos processos de vida e situações de saúde-doença da pessoa e família
2.Ações de promoção da saúde, prevenção da doença, curativas, de suporte, de reabilitação e paliativas dependentes da prescrição de enfermagem ou de outros profissionais da equipa, dirigidas à facilitação do processo de capacitação para a gestão do autocuidado terapêutico das pessoas, bem como das suas famílias
3.Recursos humanos, materiais, tecnológicos, ambientais, tempo e conhecimentos e sua utilização racional para responder a necessidades das pessoas, famílias, comunidades e organizações. Qualidade em saúde.
4.Comunicação funcional, pedagógica e terapêutica em contexto de cuidados. Trabalho em equipa.
5.Autoformação e construção da identidade profissional. Princípios ético-deontológicos da profissão. Avaliação das práticas profissionais.
6.Processo de pesquisa, análise, construção e mobilização de conhecimentos para o desenvolvimento pessoal, das práticas profissionais, da disciplina e dos sistemas de saúde.
Nota: O Seminário de Enfermagem Transcultural, previsto para esta UC transitou por decisão do CTC, para uma UC antecipada (Enfermagem e Profissionalidade).