Enfermagem Médico-Cirúrgica


Tipo de curso
Mestrado

O ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, criado pelo Despacho nº 103/2016, de 5 de janeiro, integra:
     a) Um curso de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, que corresponde a 75% (90 ECTS) do total dos créditos do ciclo de estudos;
     b) Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim, que corresponde a 25% (30 ECTS) do total dos créditos do ciclo de estudos.
O grau de mestre é conferido aos estudantes que tenham obtido aprovação no Curso de Especialização e no ato público de defesa da dissertação científica.

2. As áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

 Área científica

 

Sigla

Créditos

Obrigatórios

Optativos

Ciências da Educação

142

2,5

 

Gestão e Administração

345

2,5

 

Enfermagem

723

115

 

Total

120

(1)

 3. Descrição e fundamentação
Desde 2006 que a ESEnfC disponibiliza o “curso de pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica”, que tem permitido aos enfermeiros formados a inscrição na OE como enfermeiro especialista. Este curso assegura a “aquisição de competências científica, técnica, humana e cultural adequadas à prestação de cuidados de enfermagem especializados nesta área clínica”. Este curso foi, à altura, desenvolvido num processo de colaboração entre os docentes de enfermagem das escolas de enfermagem existentes em Coimbra, enfermeiros especialistas em EMC e instituições de saúde da região centro.
Mas a verdade é que foram vários os desenvolvimentos desde 2006: na enfermagem e respetiva regulação e carreira, nas instituições de saúde e nos modelos de governação associados, no ensino superior em geral e no ensino de enfermagem em particular e mesmo no trabalho e modelos de contratualização dos enfermeiros.
Também alguns conceitos, modelos de prestação de cuidados, políticas de saúde e prioridades em saúde foram mudando ao longo do tempo.
A ESEnfC não pode ficar alheia a estas mudanças. Como instituição de referência a nível nacional e internacional, tem o dever de atualizar os programas formativos que disponibiliza.
A atual proposta, parte do CPLEE Médico-Cirúrgica da ESEnfC, acreditado pela OE (Portaria 157/2006) e procede à sua atualização face às avaliações dos formandos, dos docentes e aos atuais desenvolvimentos da saúde, do ensino e da profissão.
Tem como foco central a formação de enfermeiros com vista à intervenção especializada junto da pessoa a vivenciar processos de saúde/doença crítica, com vista à promoção da sua saúde, à prevenção e tratamento da doença, à readaptação funcional e reinserção social em todos os contextos de vida, tal como proposto pela OE (2009) e publicado em Diário da República em 2011, pelo Regulamento 124/2011, para a especialidade em enfermagem em pessoa em situação crítica.

4. Objetivos gerais do ciclo de estudos
O curso de mestrado em EMC tem como principal finalidade formar enfermeiros que, na sua área de estudo e no âmbito das suas competências profissionais, sejam detentores de:
     a) conhecimentos e capacidade de compreensão, a um nível mais desenvolvido e aprofundado, relativamente ao curso de licenciatura em Enfermagem;
     b) conhecimentos e capacidade de compreensão que constituam a base para o desenvolvimento e/ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
     c) capacidade para aplicar conhecimentos e compreender e resolver problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
     d) capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;
     e) capacidade para comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
     f) competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.

5. Objetivos de aprendizagem/competências

No final da formação e de acordo com o previsto pela OE (2009) relativamente às competências gerais do enfermeiro especialista e no Regulamento 124/2011, relativamente às competências específicas do enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica, os enfermeiros devem ser capazes de:
     a) desenvolver uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção;
     b) promover práticas de cuidados que respeitam os direitos humanos e as responsabilidades profissionais;
     c) desempenhar um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte das iniciativas e estratégias institucionais na área da governação clínica;
     d) conceber, gerir e colaborar em programas de melhoria contínua da qualidade;
     e) criar e manter um ambiente terapêutico e seguro;
     f) gerir os cuidados, otimizando a resposta da equipa de enfermagem e seus colaboradores e a articulação na equipa multiprofissional;
     g) adaptar e liderar a gestão de recursos às situações e ao contexto, visando a máxima qualidade nos cuidados;
     h) desenvolver o auto conhecimento e a assertividade;
     i) basear a sua práxis clínica especializada em sólidos, válidos e atuais padrões de conhecimento;
     j) cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e ou falência orgânica;
     k) dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas, da conceção à ação;
     l) maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas.


6. Organização do curso
O curso de mestrado em EMC é organizado e gerido pela unidade científico pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, da ESEnfC. No entanto, para a sua máxima qualidade e atualidade participarão, na qualidade de conferencistas convidados:
     - docentes de outras unidades científico pedagógicas da ESEnfC;
     - enfermeiros especialistas em EMC, a desenvolver funções em diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido  na área da especialidade;
     - enfermeiros especialistas em outras áreas de especialidade, cujo contributo se demonstre relevante para o curso;
     - outros profissionais de saúde cujo contributo contribua para o desenvolvimento científico dos formandos.

O curso tem 120 ECTS e é organizado em dois anos, onde se conjugam as dimensões teórica, de prática clínica e de investigação.

 





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial

A necessidade de formação académica ao nível de Mestrado dos enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) é real e concreta, não apenas em unidades de saúde, claramente centradas na pessoa em situação crítica, mas em praticamente todos os contextos de prestação de cuidados a nível hospitalar, onde, a qualquer momento, podem acontecer agudizações ou surgirem focos de instabilidade na pessoa internada, assim como, em diversas unidades de saúde de âmbito não hospitalar onde os saberes e as competências específicas destes enfermeiros podem contribuir para melhores resultados em saúde.

A este respeito, veja-se o recente despacho 10319/2014, do Ministério da Saúde, onde se prevê para a dotação de enfermeiros nos serviços de urgência em Portugal, que pelo menos 50% possuam competências de enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica, reconhecidos pela OE. Acredita-se que, no futuro, idênticas resoluções sejam tomadas para outras unidades de cuidados.




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre




3º Semestre




4º Semestre