Enfermagem Médico-Cirúrgica


O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, criado pelo Despacho nº 3034/2018, de 23 de março, integra a formação pós-graduada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Esta formação tem como finalidade assegurar que os seus formandos desenvolvam competências técnico-científicas para cuidar da pessoa e família ou cuidadores a vivenciar processos complexos, decorrentes de doença aguda ou crónica, otimizando o ambiente e os processos terapêuticos e maximizando a prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resis-tência a antimicrobianos.
Nas últimas décadas têm-se registado múltiplos desenvolvimentos, na enfermagem e respetiva regulação e carreira, nas instituições de saúde e nos seus modelos de governação, no ensino superior e consequentemente no de enfermagem e, no trabalho e modelos de contratualização dos enfermeiros, a par com a evolução nos conceitos e nos modelos de prestação de cuidados e nas políticas e prioridades em saúde. A ESEnfC, como instituição de referência e na prossecução da sua missão tem o dever de atualizar os programas formativos que disponibiliza promovendo a formação humana, cultural, científica e técnica, dos seus formandos, ao mais alto nível. está atenta a estas mudanças
Uma análise à luz do plano estratégico da ESEnfC o curso de mestrado em Enfermagem médico-cirúrgica está em linha e inscreve-se no eixo estratégico, Educação e Formação. É uma oferta de 2º ciclo de estudos em enfermagem médico-cirúrgica que permite a formação especializada, de profissionais para dar resposta às exigências de cuidado da pessoa a vivenciar situações complexas de doença, das famílias e das comunidades.
A qualificação de enfermeiros especialistas em enfermagem médico-cirúrgica está também alinhada com as orientações do eixo estratégico Investigação e Inovação. A sua preparação para dar resposta às exigências de cuidados de pessoas em situação de instabilidade ou falência orgânica ou multiorgânica em ambientes tecnologicamente intensos, com qualidade e em segurança, sustentados na melhor evidência científica, tem subjacente por um lado uma forte preparação e capacidade de mobilização de conhecimento atual e, por outro, a capacidade de conceber e integrar equipas e projetos de investigação.
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica tem como principal finalidade formar enfermeiros que, na sua área de estudo e no âmbito das suas competências profissionais, sejam capazes de:
a) desenvolver uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção;
b) promover práticas de cuidados que respeitam os direitos humanos e as responsabilidades profissionais;
c) desempenhar um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte das iniciativas e estratégias institucionais na área da governação clínica;
d) conceber, gerir e colaborar em programas de melhoria contínua da qualidade;
e) criar e manter um ambiente terapêutico e seguro;
f) gerir os cuidados, otimizando a resposta da equipa de enfermagem e seus colaboradores e a articulação na equipa multiprofissional;
g) adaptar e liderar a gestão de recursos às situações e ao contexto, visando a máxima qualidade nos cuidados;
h) desenvolver o autoconhecimento e a assertividade;
i) basear a sua práxis clínica especializada em sólidos, válidos e atuais padrões de conhecimento;
j) cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e ou falência orgânica;
k) dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas, da conceção à ação;
l) maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas.




Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial

A conclusão do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica habilita os estudantes para a prestação de cuidados especializados de enfermagem médico-cirúrgica, à pessoa a vivenciar processos complexos de doença, à família e à comunidade. A preparação técnico-científica permite-lhes o desenvolvimento da atividade profissional: em Instituições do Serviço Nacional de Saúde de cuidados hospitalares e de cuidados de saúde primários; Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social do Sistema Nacional de Saúde; com o estatuto de profissional liberal. Em contexto nacional ou internacional, a formação realizada permite-lhes o reconhecimento profissional, com o título de especialista, pelo órgão regulador. A intervenção dos enfermeiros com formação pós-graduada em enfermagem médico-cirúrgica, ocorre em todos os contextos, em que a mesma é necessária e adequada quer ao nível da execução, da organização, da gestão, planeamento e deliberação quer ao nível da investigação.


ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre




3º Semestre
Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira



4º Semestre
Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira