Enfermagem Médico-Cirúrgica


Tipo de curso
Mestrado

O ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, criado pelo Despacho nº 3034/2018, de 23 de março, integra:
a)um curso de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, que corresponde a 75% (90 ECTS) do total dos créditos do ciclo de estudos;
b)uma dissertação de natureza científica (original e especialmente realizada para este fim) ou trabalho de projeto ou estágio com relatório, que corresponde a 25% (30 ECTS) do total dos créditos do ciclo de estudos. O grau de mestre é conferido aos estudantes que tenham obtido aprovação no Curso de Especialização e no ato público de defesa do relatório científico apresentado (dissertação, trabalho de projeto e estágio com relatório).

2.As áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

 Área científica

Sigla

Créditos

Obrigatórios

Optativos

Ciências da Educação

142

2,5

 

30

Gestão e Administração

345

2,5

Enfermagem

723

85

Total

120

30

3.Descrição e fundamentação
Nas últimas décadas foram muitos os desenvolvimentos que se registaram na enfermagem e respetiva regulação e carreira, nas instituições de saúde e nos modelos de governação associados, no ensino superior em geral e no ensino de enfermagem em particular e, mesmo, no trabalho e modelos de contratualização dos enfermeiros.
A par com estas transformações também houve evolução nos conceitos, nos modelos de prestação de cuidados e nas políticas e prioridades em saúde.
A ESEnfC não ficou alheia a estas mudanças. Como instituição de referência a nível nacional e internacional, tem o dever de atualizar os programas formativos que disponibiliza, na prossecução da sua missão de promover ao mais alto nível, a formação humana, cultural, científica e técnica aos seus formandos.
A atual proposta, parte do CPLEE Médico-Cirúrgica da ESEnfC, acreditado pela OE (Portaria 146/2016 de 18 de maio) e procede à sua atualização face às avaliações dos formandos, dos docentes e aos desenvolvimentos da saúde, do ensino e da profissão.
Tem como foco central a formação de enfermeiros com vista à intervenção especializada junto da pessoa a vivenciar processos de saúde/doença crítica, com vista à promoção da sua saúde, à prevenção e tratamento da doença, à readaptação funcional e reinserção social em todos os contextos de vida, tal como proposto pela OE (2009) e publicado em Diário da República em 2011, pelo Regulamento 124/2011 de 18 de fevereiro, para a especialidade em enfermagem em pessoa em situação crítica.

4.Objetivos gerais do ciclo de estudos
O curso de mestrado em EMC tem como principal finalidade formar enfermeiros que, na sua área de estudo e no âmbito das suas competências profissionais, sejam detentores de:
a)conhecimentos e capacidade de compreensão, a um nível mais desenvolvido e aprofundado, relativamente ao curso de licenciatura em Enfermagem;
b)conhecimentos e capacidade de compreensão que constituam a base para o desenvolvimento e/ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
c)capacidade para aplicar conhecimentos, compreender e resolver problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
d)capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;
e)capacidade para comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
f)competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.

5.Objetivos de aprendizagem/competências
No final da formação e de acordo com o previsto pela OE (2009) relativamente às competências gerais do enfermeiro especialista e ao Regulamento 124/2011, relativamente às competências específicas do enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica, os enfermeiros devem ser capazes de:
a)desenvolver uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção;
b)promover práticas de cuidados que respeitam os direitos humanos e as responsabilidades profissionais;
c)desempenhar um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte das iniciativas e estratégias institucionais na área da governação clínica;
d)conceber, gerir e colaborar em programas de melhoria contínua da qualidade;
e)criar e manter um ambiente terapêutico e seguro;
f)gerir os cuidados, otimizando a resposta da equipa de enfermagem e seus colaboradores e a articulação na equipa multiprofissional;
g)adaptar e liderar a gestão de recursos às situações e ao contexto, visando a máxima qualidade nos cuidados;
h)desenvolver o autoconhecimento e a assertividade;
i)basear a sua práxis clínica especializada em sólidos, válidos e atuais padrões de conhecimento;
j)cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e ou falência orgânica;
k)dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas, da conceção à ação;
l)maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas.

6.Organização do curso
O curso de mestrado em EMC é organizado e gerido pela Unidade Científico Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, da ESEnfC. No entanto, para a sua máxima qualidade e atualidade participarão, na qualidade de conferencistas convidados:
-docentes de outras Unidades Científico Pedagógicas da ESEnfC;
-enfermeiros especialistas em EMC, a desenvolver funções em diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade;
-enfermeiros especialistas em outras áreas de especialidade, cujo contributo se demonstre relevante para o curso;
-outros profissionais de saúde cujo contributo concorra para o desenvolvimento científico dos formandos.
O curso tem 120 ECTS e está organizado em dois anos letivos, onde se conjugam as dimensões teórica, de prática clínica e de investigação. As atividades letivas ocorrem em contexto escolar e em instituições de saúde, fundamentalmente, hospitalares nacionais e/ou internacionais, que garantam as condições de aprendizagem para dar resposta aos objetivos preconizados.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial

A necessidade de formação académica ao nível de Mestrado dos enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) é real e concreta, não apenas em unidades de saúde, claramente centradas na pessoa em situação crítica, mas em praticamente todos os contextos de prestação de cuidados a nível hospitalar, onde, a qualquer momento, podem acontecer agudizações ou surgirem focos de instabilidade na pessoa internada, assim como, em diversas unidades de saúde de âmbito não hospitalar onde os saberes e as competências específicas destes enfermeiros podem contribuir para melhores resultados em saúde.
A este respeito, veja-se o recente despacho 10319/2014, do Ministério da Saúde, onde se prevê para a dotação de enfermeiros nos serviços de urgência em Portugal, que pelo menos 50% possuam competências de enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica, reconhecidos pela OE. Acredita-se que, no futuro, idênticas resoluções sejam tomadas para outras unidades de cuidados.




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Rui Carlos Negrão Batista



2º Semestre
Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira



3º Semestre
Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira



4º Semestre