Enfermagem de Reabilitação


O Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação tem em conta as novas problemáticas sociodemográficas e de saúde decorrentes do envelhecimento populacional, da forte incidência e prevalência de doenças agudas e crónicas, e suas sequelas, relacionadas com estilos/comportamentos de vida pouco saudáveis, acidentes de viação e de trabalho. Estas condições, responsáveis por um grande número de internamentos, mais ou menos prolongados, que ocasionam um grande número de pessoas com deficiência, ou com necessidades especiais, trazem importantes custos individuais, familiares, profissionais, sociais e económicos. Assim sendo, procurando corresponder ao Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, aprovado em Assembleia do Colégio da Especialidade, em 18 de Setembro de 2010, este curso considera o seguinte:

-A reabilitação compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos que permite ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a promover a sua independência e a maximizar o seu potencial funcional e satisfação pessoal e, deste modo, preservar a auto-estima.

-A intervenção da Enfermagem de Reabilitação promove o diagnóstico precoce e ações preventivas, de forma a assegurar a manutenção das capacidades funcionais dos clientes, prevenir complicações e evitar incapacidades, assim como proporciona intervenções terapêuticas, com a intenção de melhorar as funções residuais, manter ou recuperar a independência nas atividades de vida, e minimizar o impacto das incapacidades instaladas (quer por doença ou acidente), nomeadamente, ao nível das funções neurológica, respiratória, cardíaca, ortopédica e outras deficiências e incapacidades. Para tal, utiliza técnicas específicas de reabilitação e intervém na educação dos clientes e pessoas significativas, no planeamento da alta, na continuidade dos cuidados e na reintegração das pessoas na família e na comunidade, proporcionando -lhes assim, o direito à dignidade e à qualidade de vida.

Deste modo, a formação especializada em Enfermagem de Reabilitação visa o desempenho e o desenvolvimento profissional, proporcionando uma sólida formação técnica, científica, cultural e humana, que valoriza a aprendizagem ao longo da vida e que permite a aquisição de capacidades e conhecimentos para a resolução de problemas em situações novas ou complexas na sua área de intervenção.

Objetivos gerais do ciclo de estudos:

O curso tem como objetivo formar para o exercício da enfermagem especializada em reabilitação.

Segundo o Quadro do Sistema Europeu de Garantia de Qualidade no ensino superior, o QNQualificações e a Ordem dos Enfermeiros, na conclusão do curso os diplomados devem:

-Demonstrar ter conhecimentos aprofundados e saber aplicá-los em investigação e na compreensão e resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados relacionados com a área de enfermagem de reabilitação.

-Demonstrar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e emitir juízos em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.

-Saber comunicar conclusões e os raciocínios subjacentes de forma clara e sem ambiguidades.

-Ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.

Objetivos de aprendizagem:

-Planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem especializados de reabilitação de pessoas, família, grupos e comunidades;

-Conceber, organizar, planear, executar e avaliar programas de cuidados especializados no âmbito da prevenção, habilitação e reinserção social da pessoa nos seus processos de vida;

-Atuar cientificamente e desenvolver práticas de investigação;

-Assumir a responsabilidade na formação e gestão dos enfermeiros e cuidados de enfermagem;

-Participar na política, planeamento e gestão de cuidados e recursos em saúde;

-Dar pareceres técnico-científicos no âmbito da enfermagem de reabilitação.

 





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre




3º Semestre




4º Semestre