Mestrado em Enfermagem


O segundo ciclo de formação visa, segundo o quadro europeu de qualificações (EQF) e o Decreto Lei 65/2018 de 16 de agosto de 2018, o desenvolvimento de capacidades e competências para a resolução de problemas complexos, na área de intervenção do curso. No caso vertente pretende-se que os estudantes promovam um exercício da enfermagem avançada mobilizando conhecimentos e recursos das áreas da gestão, economia e política,  que demonstrem possuir conhecimentos aprofundados e saber aplicá-los em investigação, na compreensão e resolução de problemas em situações novas em contextos alargados relacionados com a enfermagem e ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.
O Curso de Mestrado em Enfermagem (CME) resulta da estratégia da escola sobre a sua oferta formativa que visa a formação de enfermeiros com uma capacidade avançada para a tomada de decisões clinicas e políticas. Este curso possui elevada relevância social e profissional pelos aportes de conhecimento que garante, dotando os formandos de ferramentas para uma melhor intervenção nos domínios da gestão de recursos e de conhecimentos, que lhe permitam argumentar e advogar novas metodologias de trabalho, mais eficientes e que lhes possibilite a intervenção política na área da saúde, para além de promover comportamentos de liderança motivadores  
Toda a organização do curso orienta-se por critérios de rigor, isenção e por princípios éticos e valores do humanismo.
 Curso de Mestrado em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com as alterações previstas no Despacho n.º 4746/2020 publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 77 de 20 de abril de 2020. comporta duas áreas de especialização: Gestão de Unidades de Cuidados e Supervisão Clínica.
São objetivos específicos deste ciclo de estudos que, no final da formação, os estudantes sejam capazes de:
Tomar decisões sobre as várias dimensões dos cuidados (Prestação, gestão e supervisão).
Conceber projetos de cuidados.
Envolver-se no desenvolvimento disciplinar e profissional da enfermagem. Adotar como estratégia uma abordagem de investigação.
Desempenhar um papel ativo na implementação dos processos de mudança. Coordenar atividades e cuidados de saúde.
Supervisionar e treinar os pares.
Gerir recursos e conhecimentos.
Utilizar os sistemas de informação e especificamente os sistemas de informação em saúde.
O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências é proporcionado pelas unidades curriculares através das diferentes tipologias de aulas, seminários, orientação tutorial, estágios e trabalho individual do estudante.
O cumprimento dos objetivos é medido através da avaliação dos conhecimentos e das competências no final das unidades curriculares.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas EC/TC Horas TC Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | TC - Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre




3º Semestre
Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo



4º Semestre
Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo