Mestrado em Enfermagem

Especialização em Gestão de Unidades de Cuidados


O segundo ciclo de formação visa, segundo o quadro europeu de qualificações (EQF) e o Decreto Lei 65/2018 de 16 de agosto de 2018, o desenvolvimento de capacidades e competências para a resolução de problemas complexos, na área de intervenção do curso. No caso vertente pretende-se que os estudantes promovam um exercício da enfermagem avançada mobilizando conhecimentos e recursos das áreas da gestão, economia e política,  que demonstrem possuir conhecimentos aprofundados e saber aplicá-los em investigação, na compreensão e resolução de problemas em situações novas em contextos alargados relacionados com a enfermagem e ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.
O Curso de Mestrado em Enfermagem (CME) resulta da estratégia da escola sobre a sua oferta formativa que visa a formação de enfermeiros com uma capacidade avançada para a tomada de decisões clinicas e políticas. Este curso possui elevada relevância social e profissional pelos aportes de conhecimento que garante, dotando os formandos de ferramentas para uma melhor intervenção nos domínios da gestão de recursos e de conhecimentos, que lhe permitam argumentar e advogar novas metodologias de trabalho, mais eficientes e que lhes possibilite a intervenção política na área da saúde, para além de promover comportamentos de liderança motivadores  
Toda a organização do curso orienta-se por critérios de rigor, isenção e por princípios éticos e valores do humanismo.
 Curso de Mestrado em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com as alterações previstas no Despacho n.º 4746/2020 publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 77 de 20 de abril de 2020. comporta duas áreas de especialização: Gestão de Unidades de Cuidados e Supervisão Clínica.
São objetivos específicos deste ciclo de estudos que, no final da formação, os estudantes sejam capazes de:
Tomar decisões sobre as várias dimensões dos cuidados (Prestação, gestão e supervisão).
Conceber projetos de cuidados.
Envolver-se no desenvolvimento disciplinar e profissional da enfermagem. Adotar como estratégia uma abordagem de investigação.
Desempenhar um papel ativo na implementação dos processos de mudança. Coordenar atividades e cuidados de saúde.
Supervisionar e treinar os pares.
Gerir recursos e conhecimentos.
Utilizar os sistemas de informação e especificamente os sistemas de informação em saúde.
O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências é proporcionado pelas unidades curriculares através das diferentes tipologias de aulas, seminários, orientação tutorial, estágios e trabalho individual do estudante.
O cumprimento dos objetivos é medido através da avaliação dos conhecimentos e das competências no final das unidades curriculares.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial

Os estudantes que concluírem o Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Gestão de Unidades de Cuidados reúnem os requisitos técnico-científicos fruto do desenvolvimento e aquisição de um conjunto de competências e capacidades para as atividades de gestão de unidades de cuidados e de serviços de saúde. Entre essas competências estão as de organização e liderança de equipas de enfermagem e equipas multidisciplinares tanto no setor público como no setor privado, ao nível dos Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas, Unidades de Cuidados Continuados Integrados, Empresas, Escolas e Centros de Apoio a Idosos, entre outros.

Os estudantes que concluírem o Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Supervisão Clínica estão particularmente preparados para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem e para atividades relacionadas com o ensino e a formação de novos profissionais sobretudo em contextos clínicos e em estreita colaboração com as escolas superiores de enfermagem.

Os formandos em ambas as áreas de especialização estão particularmente preparados para a organização, participação e desenvolvimento de investigação em enfermagem, em estreita colaboração com investigadores seniores e com centros de investigação.




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
António Fernando Salgueiro Amaral



2º Semestre
António Fernando Salgueiro Amaral



3º Semestre
António Fernando Salgueiro Amaral



4º Semestre
António Fernando Salgueiro Amaral





Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
2017-05-31
Número de Registo:
ACEF/1516/0901417
Data de Registo:
Validade:
2023-05-31