Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica


O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Despacho nº 8073/2021, publicado em Diário da República n.º 158 de 16 de agosto de 2021, enquadra-se no plano de formação pós-graduada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra ESEnfC. Este Mestrado visa assegurar a aquisição de competências científicas e técnicas na área da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, para dar resposta às necessidades de cuidados especializados baseados na evidência no domínio da saúde sexual e reprodutiva e neonatal aos diferentes níveis de intervenção.
O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica tem na sua base o alinhamento nos dois eixos estratégicos do plano estratégico da ESEnfC:

1.EIXO 1: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
Com este curso a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra pretende fazer uma oferta de 2º ciclo de estudos em enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e assim, poder continuar a oferecer formação pós-graduada, numa área fundamental para dar resposta às necessidades da mulher, do homem, do feto/recém-nascido, famílias e das comunidades.
O atual plano de estudos respeita plano formativo e a respetiva matriz construídos pela Ordem dos Enfermeiros (OE) para a formação especializada em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, nomeadamente no que concerne aos requisitos e princípios de análise da formação especializada em Enfermagem, da Ordem dos Enfermeiros (OE) para a atribuição do título profissional de Enfermeira/o Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO).

2.EIXO 2: INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO
Atendendo aos desafios da globalização da informação, das novas tecnologias, da complexidade dos contextos clínicos e da valorização do trabalho multiprofissional, pretende-se dotar os/as enfermeiros/as de mestria ao nível dos conhecimentos, das competências e da capacidade de inovação e investigação sustentados na visão integradora da prática baseada na evidência, em particular, no contexto dos cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, e contribuir para o desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão.
O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica assegura a qualificação de enfermeiros especializados para dar resposta às necessidades no âmbito da saúde reprodutiva, ginecológica e sexual, tendo por base a aplicação dos padrões de qualidade dos cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, assentando a sua prestação de cuidados especializados em três pilares fundamentais: a) competência profissional; b) prática baseada na evidência; c) no respeito pela(o) cliente dos cuidados (Ordem dos Enfermeiros, 2022, p.4-5).
Este curso pretende preparar os enfermeiros para a prestação de cuidados especializados em ESMO, cuidando da mulher inserida na família e comunidade no âmbito do planeamento familiar, no período preconcecional, no período pré-natal, durante o trabalho de parto; no período pós-natal, no período do climatério e no âmbito dos processos de transição para a parentalidade e nos processos de transição saúde/doença.

Referência bibliográfica
Ordem dos Enfermeiros. (2022). Padrões de qualidade dos cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.






Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas EC/TC Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | PL - Prática e Laboratório | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Rosa Maria Santos Moreira



2º Semestre
Rosa Maria Santos Moreira



3º Semestre




4º Semestre