Mestrado em Enf. de Saúde Mental e Psiquiátrica


Ser Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica é ter um projeto profissional altamente qualificado com potencial de longo prazo para intervir em diferentes áreas especializadas, como Cuidados de Saúde Primários, unidades de cuidados de saúde diferenciadas, unidades de cuidados continuados e unidades de cuidados paliativos, bem como em centros de inovação/investigação e formação em Enfermagem.
Ser Enfermeiro Especialista em ESMP através da realização do Curso de MESMP na ESEnfC, significa que, para além da possibilidade de desenvolvimento dentro da carreira de Enfermagem, terá a formação adequada que permitirá a especialização da intervenção e a oferta de cuidados de Enfermagem com qualidade ao indivíduo, família e grupos, ao longo do ciclo vital em diferentes contextos, contribuindo para a construção identitária da profissão.
Este curso inclui uma estrutura curricular com 90 ECTS e está organizado em três semestres, onde se conjugam as dimensões teórica (45 ECTS) e clínica (45 ECTS). A teórica inclui um conjunto de áreas científicas, contributos comuns e específicos para o desenvolvimento das aprendizagens preconizadas, e desenvolve-se ao longo do 1º semestre e metade do 2º semestre; e a clínica compreende 2 estágios um deles com 15 créditos e outro com Relatório Final com 30 ECTS. Os estudantes poderão optar por realizar uma dissertação ou trabalho de projeto, conforme enquadramento legal.
Para além de se ter em consideração as prioridades nacionais e internacionais na área de formação em ESMP, este curso abre caminho para a introdução de novas tecnologias nos processos formativos e na prática clínica de ESMP. Introduz metodologias ativas e inovadoras, estratégias de ensino-aprendizagem à distancia, com o recurso a plataformas eletrónicas de videoconferência.
Com vista ao reforço da internacionalização, mantem-se a intensa articulação com a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E) de modo a favorecer as redes internacionais na formação e na investigação.
O processo de atualização científica e pedagógica inclui os contributos do grupo disciplinar da Unidade Científico Pedagógica de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (UCP de ESMP), constituído por 11 professores do quadro da ESEnfC, professores doutorados, especializados na área de ESMP e professores convidados.
Salienta-se a apreciação por parte de alguns estudantes relativa à escolha deste Curso: qualidade do curso, qualificação do corpo docente, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional; apreciam o nível de exigência da formação e estimulação e possibilidade de continuar a sua formação.




Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas EC/TC Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | PL - Prática e Laboratório | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo

Instituições dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social do Sistema Nacional de Saúde. Trabalho autónomo no âmbito do estatuto de profissional liberal. Em contexto nacional ou internacional, onde as competências e capacidades adquiridas, reúnem condições para serem reconhecidas com títulos profissionais diferenciados pelo órgão regulador, com o título de especialista ou como detentores de competências acrescidas avançadas ou diferenciadas. E em outros contextos, em que se torna necessária e adequada a intervenção de enfermeiros com formação pós-graduada conferente ou não conferente de grau académico, quer a nível e execução, quer a nível de organização, gestão, planeamento e deliberação.


ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre




3º Semestre
Maria Helena dos Santos Quaresma



4º Semestre
Maria Helena dos Santos Quaresma





Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
2021-07-05
Número de Registo:
R/A-Cr 250/2021
Validade:
2027-07-31