Mestrado em Enfermagem Comunitária – área de Enfermagem de Saúde Familiar


O Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tem como finalidade capacitar os formandos para uma compreensão aprofundada em enfermagem comunitária, área de enfermagem de saúde familiar, que permitam o desenvolvimento teórico, intervenção clínica e investigação.
Neste sentido, e de acordo com o estipulado pelo Regulamento n.º 428/2018, de 16 de julho, o curso permitirá ao formando: cuidar a família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção.
Possibilitará assim, ao formando, focar-se na família como um todo e promover a sua capacitação, bem como, liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da enfermagem de saúde familiar, gerindo, articulando e mobilizando os recursos necessários à prestação de cuidados à família.
Este curso é conducente à atribuição, pela Ordem dos Enfermeiros, do título de Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar, exigência atual da restruturação dos Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente para os Enfermeiros que exerçam ou venham a exercer funções nas Unidades de Saúde Familiar, tal como previsto no Decreto-Lei n.º 73/2017 de 21 de junho.
O plano de estudos do curso, aprovado pela Ordem dos Enfermeiros e pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, foi publicado no Despacho n.º 8135/2021, de 17 de agosto de 2021 - Diário da República, 2.ª série, N.º 159, encontrando-se dividido em 3 semestres, com 90 créditos (ECTS), necessários à obtenção do grau ou diploma.
O programa formativo integra as componentes teórica, teórico-prática, prática laboratorial, seminário e estágio. As metodologias pedagógicas são centradas no paradigma construtivista onde o formando participa ativamente na sua aprendizagem, possibilitando, a partir das suas experiências, a integração de processos dialógicos de questionamento, análise e reflexão com vista à (re)construção dos saberes e mobilização destes para a componente clínica, assegurando-se desta forma um percurso formativo global.




Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial

Instituições dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social do Sistema Nacional de Saúde. Trabalho autónomo no âmbito do estatuto de profissional liberal. Em contexto nacional ou internacional, onde as competências e capacidades adquiridas, reúnem condições para serem reconhecidas com títulos profissionais diferenciados pelo órgão regulador, com o título de especialista ou como detentores de competências acrescidas avançadas ou diferenciadas. E em outros contextos, em que se torna necessária e adequada a intervenção de enfermeiros com formação pós-graduada conferente ou não conferente de grau académico, quer a nível e execução, quer a nível de organização, gestão, planeamento e deliberação.


ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Silva



2º Semestre
Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Silva



3º Semestre




4º Semestre