Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica


O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (ESIP) foi criado nos termos do disposto no decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março (na sua redação atual) com acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e do parecer favorável da Ordem dos Enfermeiros. A estrutura curricular e o plano de estudos foram registados na Direção-Geral do Ensino Superior a 09/08/2022, sob o n.º R/A - Cr 162/2022.
Esta formação visa o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista (Regulamento n.º 140/2019 de 6 de fevereiro), competências especificas do enfermeiro especialista em ESIP (regulamento n.º 422/2018 de 12 de julho) e competências requeridas para o grau de mestre (Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto).
O plano de estudos responde às prioridades nacionais e internacionais na área da ESIP tendo em conta as tendências demográficas, epidemiológicas, o desenvolvimento social, cultural e educativo e as políticas vigentes de educação e de saúde direcionadas para o atendimento da criança e família.
O perfil do enfermeiro especialista ESIP que se pretende formar visa a aquisição de competências no domínio da:
•responsabilidade profissional, ética e legal;
•melhoria contínua da qualidade;
•gestão dos cuidados;
•aprendizagens profissionais assentes no autoconhecimento, assertividade e evidência científica;
•assistência à criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde;
•cuidados à criança/jovem e família nas situações de especial complexidade;
•cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem.
O curso desenvolve-se em três semestres, sendo o primeiro de caráter teórico e teórico prático, compreendendo as unidades curriculares (UC) fundamentais. O segundo semestre tem UC teóricas e teórico-práticas específicas e uma componente clínica a desenvolver em contexto de internamento de medicina/cirurgia e em centros de desenvolvimento/ unidades de apoio ao desenvolvimento. O terceiro semestre compreende uma componente clínica que se desenvolve em contextos de neonatologia, urgências/cuidados intensivos e cuidados de saúde primários. Paralelamente o formando elabora o seu trabalho final de curso que pode assumir a forma relatório final de estágio, dissertação ou trabalho de projeto.
Os estágios desenvolvem-se prioritariamente nas instituições de saúde da do distrito de Coimbra com as quais a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tem protocolo, sem prejuízo de se poderem desenvolver em outras instituições nacionais ou internacionais.
O curso habilita o formando a exercer cuidados de enfermagem especializados à criança e sua família em contexto hospitalar, comunitário e domiciliário nas suas variadas vertentes.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas EC/TC Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | PL - Prática e Laboratório | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Luís Manuel da Cunha Batalha



2º Semestre
Luís Manuel da Cunha Batalha



3º Semestre
Jorge Manuel Amado Apóstolo



4º Semestre
Jorge Manuel Amado Apóstolo





Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
2022-06-21
Número de Registo:
R/A-Cr 162/2022
Validade:
2028-07-31