Pós-Graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica


Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo, sendo a esperança média de vida dos portugueses superior à média dos restantes países da OCDE (Ministério da Saúde, 2018; United Nations, 2019). As pessoas mais velhas apresentam necessidades de saúde complexas que requerem respostas profissionais igualmente complexas.
Neste contexto, a nova Pós-Graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica (PGEGG) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), surge no sentido de colmatar a necessidade inequívoca de formar profissionais competentes em cuidados de saúde gerontogeriátricos, que respondam de forma adaptada às reais demandas duma população envelhecida, num cenário em que se perspetiva o seu contínuo incremento. Neste sentido, preconizam-se os seguintes objetivos principais:
•Compreender as políticas de longevidade/envelhecimento internacionais, europeias, nacionais, regionais, institucionais e as boas práticas na área GG potenciadoras da qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa;
•Assegurar a aquisição de conhecimentos e capacidades que habilitem os profissionais de enfermagem na gestão dos cuidados gerontogeriátricos assim como no apoio às famílias/cuidadores;
•Habilitar para a discussão de casos que promovam competências comunicacionais, ético-deontológicos e legais, qualidade e gestão do risco no cuidado gerontogeriátrico, investigação em enfermagem gerontogeriátrica e trabalho interdisciplinar no cuidado à pessoa idosa;
•Capacitar para a conceção de projetos empreendedores de intervenção clínica ou educação na área de enfermagem gerontogeriátrica.
A nova Pós-Graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica insere-se na oferta formativa do projeto Living the Future Academy (LFA), coordenado pela Universidade de Coimbra, e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelos Fundos Europeus Next Generation EU, designadamente no âmbito do Incentivo Adultos – investimento RE-C06-i03.
O curso assenta, preferencialmente, num regime presencial com a possibilidade de online (através de recurso ao software ZOOM Cloud Meetings), não ultrapassando um máximo de 20% do total de horas das unidades curriculares, no que se refere às tipologias T e TP.
Enquanto entidade copromotora do projeto LFA, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) considera que a formação neste âmbito se irá refletir na qualidade dos cuidados diretos, mas também na segurança dos próprios profissionais, constituindo-se como um dever e uma responsabilidade profissional (Queirós & Fernandes, 2021). Os enfermeiros têm um papel essencial no cuidado à Pessoa Idosa e, neste seguimento, as singularidades deste grupo etário - biológicas, sociais e económicas - ditam a necessidade do desenvolvimento do conhecimento no âmbito da Gerontologia e da Geriatria e, consequentemente, remetem para o desenvolvimento de conhecimento e de competências necessárias a uma boa prática na gestão do cuidado gerontogeriátrico.
Este curso pós-graduado encontra-se acreditado pela Comissão de Acreditação e Creditação de Atividades Formativas da Ordem dos Enfermeiros até 06/01/2025.






Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas EC/TC Horas S/E Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | PL - Prática e Laboratório | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | TA - Trabalho Autónomo

•Instituições dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde;
•Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social;
•Trabalho autónomo no âmbito do estatuto de profissional liberal;
•Outros contextos, em que se torna necessária e adequada a intervenção de enfermeiros com formação pós-graduada na área da Enfermagem Gerontogeriátrica.





ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Isabel Maria de Assunção Gil



2º Semestre
Isabel Maria de Assunção Gil