Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde


Os enfermeiros detêm um papel fundamental na produção de valor nas organizações de saúde. A produção desse valor é guiada pela utilização de conhecimento disciplinar centrado nas respostas humanas das pessoas, pela autonomia na tomada de decisões e pela garantia de eficiência. Os seus domínios de intervenção inserem-se na prestação de cuidados de saúde, no ensino, na assessoria e na gestão produzindo conhecimento pela investigação em cada uma destas áreas para que as suas decisões sejam mobilizadas sempre as melhores evidências. O n.º 2 do artigo 9.º do Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de setembro, e alterado pelo Decreto-Lei n.º 104/98, de 21 de abril, explicita exatamente estes domínios de intervenção autónoma dos enfermeiros quando refere que são "autónomas as ações realizadas pelos enfermeiros, sob sua única e exclusiva iniciativa e responsabilidade, de acordo com as respetivas qualificações profissionais, seja na prestação de cuidados, na gestão, no ensino, na formação ou na assessoria, com os contributos na investigação em enfermagem"; diz ainda o mesmo regulamento que o fim último do exercício da atividade, independentemente do domínio onde se insere é a melhoria da saúde das pessoas através de uma prestação e organização de cuidados de qualidade.
Ao longo da história o exercício de funções no domínio da gestão pelos enfermeiros foi, e deverá continuar a ser, determinante para assegurar a qualidade e a segurança no exercício profissional, quer para as pessoas que recorrem ou necessitam de cuidados de saúde, quer para os profissionais no exercício diário da sua atividade.
Neste sentido a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tem vindo a desenvolver ações para proporcionar aos enfermeiros a formação em gestão, necessária para o cumprimento cabal desse objetivo de qualidade e eficiência, que é além do mais um sentido ético de responsabilidade social. A Escola, no cumprimento da sua missão, propõe agora esta Pós-Graduação Em Gestão De Unidades de Saúde com vista a proporcionar os recursos de conhecimento necessários para que os enfermeiros possam desenvolver competências neste domínio de intervenção.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre