Destaques
Dia Internacional da Família

familia


Há 12 anos que a Unidade Cientifico Pedagógica de Enfermagem de Saúde Publica, Familiar e Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra comemora o Dia Internacional da Família associando-se, em cada ano, ao tema proposto pela ONU, sendo este ano: Famílias em desenvolvimento: Copenhague e Beijing + 25


Os constrangimentos impostos pela pandemia COVID-19 não nos permitem uma partilha presencial, contudo, não queremos deixar de celebrar, associando-nos ao tema que enfoca um dos programas em desenvolvimento no Plano Estratégico 2020-2024 da ESEnfC “Programa de divulgação e intervenção centrado nos objetivos do desenvolvimento sustentável” - Eixo estratégico: Educação.


A pandemia de 2020 provocada pela COVID-19 veio reforçar a importância de investir em políticas sociais e de saúde que protejam as famílias, uma vez que são elas que suportam o peso da crise, protegendo os seus membros, nomeadamente as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência. A pressão económica que se vivencia vem dar ênfase à pobreza, à incerteza e ao stress potenciando o aumento do risco de violência contra mulheres e crianças.


Este ano celebra-se o 25º aniversário das Declarações Mundiais para o Desenvolvimento Social e sobre a Defesa dos Direitos Humanos e Igualdade entre Homens e Mulheres, Desenvolvimento e Paz resultantes das conferências mundiais de Copenhague e de Beijing, respetivamente, realizadas em 1995 (ONU, 2020).


A mensagem de Copenhague já evidenciava a necessidade dos esforços contínuos para reduzir e eliminar as principais fontes de sofrimento social e instabilidade da família e da sociedade. A Declaração de Beijing reforça-a, avançando com a importância do empoderamento da mulher e a sua titularidade nos direitos humanos universais, evidenciando ainda, os direitos das meninas e a responsabilidade da família pela sua educação, especialmente em relação à sexualidade (WHO, 1995).


A família é, por isso, considerada como unidade básica da sociedade, sendo reconhecida como imprescindível no papel que desempenha no desenvolvimento social e na responsabilidade que lhe cabe em relação aos seus membros mais vulneráveis, nomeadamente das crianças, idosos e pessoas com deficiência, nos diferentes sistemas culturais, políticos e sociais existentes nas várias formas de família.


A relevância das políticas de apoio à família orientadas para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente aquelas relacionadas com a pobreza, a saúde e bem-estar, a educação e a igualdade de género são o centro de interesse deste ano do Dia Internacional da Família (ONU, 2020).
A família é uma unidade de cuidados onde o foco na saúde se direciona hoje para as áreas de redução da pobreza e fome, violência de género e idade, desigualdades de género nos cuidados, responsabilidades domésticas e equilíbrio trabalho-família.


Espera-se que a celebração deste Dia Internacional da Família nos lembre da importância que têm os objetivos de Copenhague, de Beijing e do Desenvolvimento Sustentável e que estes sejam catalisadores para integrar a perspetiva da família na elaboração de políticas sociais e da saúde, sendo imperativo que respondam efetivamente aos inúmeros desafios enfrentados hoje, num mundo em rápida mudança pela crise social e de saúde global sem precedentes.


A todas as famílias desejamos que este dia seja fortalecedor dos seus laços afetivos e que em família se consigam gerir os momentos de tensão, facilitando às crianças e aos idosos a revigoração  da estabilidade, da confiança e da segurança que têm sido alvo dos desequilíbrios na gestão da exposição aos riscos ambientais a que todos estamos sujeitos.


Notícias
Ler Todas

  • 2024-05-14
    Membros do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC para os próximos cinco anos tomaram posse: Rui Gonçalves é o novo presidente do órgão
  • 2024-04-22
    Produção científica do 5º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho em e-book
  • 2024-04-22
    Doutorandos da ESEnfC alertados para o perigo das publicações “predatórias” e para a importância da IA no campo da investigação
  • 2024-04-22
    Solução inovadora para asmáticos vence evento na Itália: estudante da ESEnfC Francisco Ferraz está na equipa ganhadora
  • 2024-04-15
    Estudante da ESEnfC tricampeã nacional universitária de canoagem recebe medalha municipal de mérito desportivo
Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    04
    Presencial & Online
    ETHCOM: Escola de Verão & 2º Evento Multiplicador (ME2)
  • MAY
    28
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    28
    Online
    Webinar "(TRANS)Formação pedagógica em rede no ensino em Enfermagem Quebrando Paradigmas: Novas Direções da Formação dos Professores do Ensino Superior"