Destaques
Dia Internacional da Família

familia


Há 12 anos que a Unidade Cientifico Pedagógica de Enfermagem de Saúde Publica, Familiar e Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra comemora o Dia Internacional da Família associando-se, em cada ano, ao tema proposto pela ONU, sendo este ano: Famílias em desenvolvimento: Copenhague e Beijing + 25


Os constrangimentos impostos pela pandemia COVID-19 não nos permitem uma partilha presencial, contudo, não queremos deixar de celebrar, associando-nos ao tema que enfoca um dos programas em desenvolvimento no Plano Estratégico 2020-2024 da ESEnfC “Programa de divulgação e intervenção centrado nos objetivos do desenvolvimento sustentável” - Eixo estratégico: Educação.


A pandemia de 2020 provocada pela COVID-19 veio reforçar a importância de investir em políticas sociais e de saúde que protejam as famílias, uma vez que são elas que suportam o peso da crise, protegendo os seus membros, nomeadamente as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência. A pressão económica que se vivencia vem dar ênfase à pobreza, à incerteza e ao stress potenciando o aumento do risco de violência contra mulheres e crianças.


Este ano celebra-se o 25º aniversário das Declarações Mundiais para o Desenvolvimento Social e sobre a Defesa dos Direitos Humanos e Igualdade entre Homens e Mulheres, Desenvolvimento e Paz resultantes das conferências mundiais de Copenhague e de Beijing, respetivamente, realizadas em 1995 (ONU, 2020).


A mensagem de Copenhague já evidenciava a necessidade dos esforços contínuos para reduzir e eliminar as principais fontes de sofrimento social e instabilidade da família e da sociedade. A Declaração de Beijing reforça-a, avançando com a importância do empoderamento da mulher e a sua titularidade nos direitos humanos universais, evidenciando ainda, os direitos das meninas e a responsabilidade da família pela sua educação, especialmente em relação à sexualidade (WHO, 1995).


A família é, por isso, considerada como unidade básica da sociedade, sendo reconhecida como imprescindível no papel que desempenha no desenvolvimento social e na responsabilidade que lhe cabe em relação aos seus membros mais vulneráveis, nomeadamente das crianças, idosos e pessoas com deficiência, nos diferentes sistemas culturais, políticos e sociais existentes nas várias formas de família.


A relevância das políticas de apoio à família orientadas para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente aquelas relacionadas com a pobreza, a saúde e bem-estar, a educação e a igualdade de género são o centro de interesse deste ano do Dia Internacional da Família (ONU, 2020).
A família é uma unidade de cuidados onde o foco na saúde se direciona hoje para as áreas de redução da pobreza e fome, violência de género e idade, desigualdades de género nos cuidados, responsabilidades domésticas e equilíbrio trabalho-família.


Espera-se que a celebração deste Dia Internacional da Família nos lembre da importância que têm os objetivos de Copenhague, de Beijing e do Desenvolvimento Sustentável e que estes sejam catalisadores para integrar a perspetiva da família na elaboração de políticas sociais e da saúde, sendo imperativo que respondam efetivamente aos inúmeros desafios enfrentados hoje, num mundo em rápida mudança pela crise social e de saúde global sem precedentes.


A todas as famílias desejamos que este dia seja fortalecedor dos seus laços afetivos e que em família se consigam gerir os momentos de tensão, facilitando às crianças e aos idosos a revigoração  da estabilidade, da confiança e da segurança que têm sido alvo dos desequilíbrios na gestão da exposição aos riscos ambientais a que todos estamos sujeitos.


Notícias
Ler Todas

  • 2023-11-28
    Reunião do Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior na ESEnfC
  • 2023-11-27
    ESEnfC organiza “Mercadinho de Natal Solidário” para ajudar estudantes mais carenciados
  • 2023-11-07
    Boletim MEMO disponível online e com novo grafismo
  • 2023-10-27
    Maria da Conceição Bento distinguida pela Ordem dos Enfermeiros com Prémio Carreira
  • 2023-10-25
    Atletas da ESEnfC obtêm 3º lugar individual e por equipas na 6ª Eco Meia-Maratona Coimbra
Eventos
Ver Todos

  • DEC
    11
    Online & Presencial
    V Encontro Anual 2023 do Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé
  • DEC
    06
    Auditório António Arnaut - polo B da ESEnfC
    IV Seminário Internacional: Assédio nas Instituições de Ensino Superior, Conhecer para Mudar
  • NOV
    30
    Online
    3º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: deixem as comunidades liderar!
  • NOV
    29
    Online & Presencial
    Seminário Integridade académica e científica
  • NOV
    22
    Presencial: Sala Maior - Polo A
    Aula Aberta - Desconstruir Crenças em Saúde: Um Encontro com a Comunidade Cigana