Destaques
Mondego Limpo Tem Mais Encanto - Ação de Voluntariado Ambiental

 


A ESEnfC como signatária do Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável (2019), demonstra através das suas práticas diárias uma preocupação /compromisso com os princípios e as práticas de um desenvolvimento sustentável nas suas diferentes vertentes, onde a ambiental assume um papel de destaque.

Esta ação está enquadrada no Plano Estratégico da ESEnfC 2020-2024, no Eixo 4: Direção, Gestão e Desenvolvimento Sustentável, com os Programa 23 (Programa para o Desenvolvimento dos Estudantes) e o Programa 28 (Gestão Ambiental e Energética).

Acrescenta-se ainda que esta ação está enquadrada nos âmbitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 aprovada pela ONU em 2015 (ODS 6, 11, 15 e 17) e com a Estratégica Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

Como candidata a ECO- Escola 2019/2020, a ESEnfC para além da sua intervenção ao nível da gestão ambiental do campus escolar, promove ativamente a mudança de comportamentos e de atitudes na comunidade académica.

Desta forma, a presente ação visa o voluntariado ambiental e a participação social na limpeza das margens do Rio Mondego entre a Ponte de Santa Clara e a Ponte Pedonal Pedro e Inês, contribuindo também para fomentar uma cidadania ativa e boas práticas ambientais junto dos voluntários.

 

Data: 27 junho (sábado)

Hora: 9h30 - 12h30

Local de Encontro: Centro Náutico do Choupalinho, junto ao Coimbra Stand Up Paddle

Inscrições: AE ESEnfC - geral.ae.esenfc.pt@gmail.com

 

Parceiros: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Associação de Estudantes da ESEnfC; Coimbra Stand Up Paddle (SUP); Santander Universidades e Águas de Coimbra [Museu da Água].

Voluntários: 30/35, distribuídos por 3 equipas: 8-10 voluntários de prancha SUP; 10-margem direita e 10- margem esquerda. No Museu da Água- 3 voluntários que ajudam na limpeza do rio junto à esplanada do Museu.

Material Individual: Luvas, máscara social, boné, proteção solar, roupa e calçado confortável [t-shirt branca]

Material disponibilizado: Sacos do Lixo, mochilas da ESEnfC, garrafas de água (Museu da Água), pranchas de SUP (Coimbra SUP)

Divulgação da Ação: Gabinete de Comunicação e Imagem da ESEnfC; Associação Estudantes da ESEnfC; Santander Universidades; Coimbra Stand Up Paddle e Águas de Coimbra [Museu da Água].

 

No final da ação o lixo recolhido será pesado, separado e colocado nos contentores no Centro Náutico do Choupalinho.


Notícias
Ler Todas

  • 2025-05-28
    1ª reunião da Assembleia da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra para revisão dos Estatutos
  • 2025-05-20
    Assembleia da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra está formada: Reitor homologou resultados eleitorais
  • 2025-04-22
    Programa intensivo sobre tomada de decisão clínica reuniu na ESEnfC estudantes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal
  • 2025-04-17
    Novos professores adjuntos rejuvenescem corpo docente da Escola de Enfermagem de Coimbra
  • 2025-04-17
    ESEnfC apresentou Residência renovada com verbas do PRR numa cerimónia com o ministro da Educação, Ciência e Inovação
Eventos
Ver Todos

  • JUN
    03
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • MAY
    29
    Online
    Webinar - Saúde da Mulher no Climatério: Desafios e Cuidados
  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    20
    Online
    Webinar: Dar Voz ao Voluntariado no Ensino Superior
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família