Destaques
Curso de pós-graduação em cuidados paliativos com novo plano de estudos | BREVEMENTE

 

pós cuidados paliativos 2021

 

ENQUADRAMENTO

Os cuidados paliativos são atualmente reconhecidos como uma parte integrante dos cuidados de saúde. Segundo a WHO (2002)1, os cuidados paliativos constituem uma abordagem orientada para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e suas famílias que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável com prognóstico limitado, e/ou doença grave, que ameaça a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento com recurso à identificação precoce, avaliação adequada e tratamento efetivo da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Estes devem ser implementados ao longo da trajetória da doença, em qualquer estadio, a par com o tratamento curativo e em qualquer contexto de cuidados (National Consensus Project, 2018)2.

A Agenda 2030 das Nações Unidas defende que todos os governos devem desenvolver e implementar políticas de cuidados paliativos para cobrir as necessidades das pessoas que precisam de apoio nestes cuidados. Além de políticas adequadas e da implementação de serviços de cuidados paliativos, a formação dos profissionais de saúde é um dos aspetos cruciais para a efetivação destes cuidados.

O plano estratégico para o desenvolvimento dos cuidados paliativos (2019)3, em Portugal, é explícito na referência à escassez de profissionais de saúde “com formação teórica avançada e prática em CP” atendendo ao número crescente de pessoas com necessidades paliativas.
Este plano orienta, ainda, para a necessidade de reforçar a formação pré e pós graduada em CP de todos os profissionais de saúde e reforçar a constituição de equipas consultoras no âmbito destes cuidados.

Esta formação segue as orientações da Ordem dos Enfermeiros, para a formação pós graduada em CP e para o desenvolvimento de competências na área de prestação de cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.

 

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

Pretende-se que esta formação contribua para a capacitação dos enfermeiros na conceção dos cuidados, na tomada de decisão clínica, na intervenção e na organização. Assim, os objetivos são:

  • Conhecer a filosofia e organização dos cuidados paliativos;
  • Desenvolver conhecimento e capacidades de resposta integrada nos processos de saúde/doença da pessoa e família em situação paliativa;
  • Conhecer as necessidades e os recursos da família para o exercício do papel de cuidador familiar;
  • Capacitar para o uso de estratégias comunicacionais ajustadas à(s) pessoa(s) em situação paliativa;
  • Capacitar para o diagnóstico e intervenção nos processos de perda e luto em situação paliativa.

 

METODOLOGIA

O plano curricular desta pós-graduação está organizada a partir dos princípios da aprendizagem centrada no estudante, com uma formação sustentada em metodologias que permitam a capacitação (o desenvolvimento de competências) para o cuidado à pessoa com necessidades paliativas e família. Nas várias componentes – teórica, teórico-prática, prática e clínica - as metodologias de ensino utilizadas serão múltiplas de acordo com os objetivos de aprendizagem, as competências a desenvolver e conteúdos programáticos definidos, em cada unidade curricular, pela equipa disciplinar.

 

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A avaliação será efetivada a partir de um processo de negociação com os formandos, incluindo as dimensões formativa e sumativa. Incluirá provas escritas, provas práticas em contexto de simulação, análise casuística de situações reais e, realização e apresentação de trabalhos escritos, de acordo com o definido pela equipa disciplinar em cada unidade curricular. A avaliação das aprendizagens em contexto clínico será contínua.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é a entidade responsável pela certificação do curso.

 

ARTICULAÇÃO COM A RESTANTE OFERTA FORMATIVA DA ESEnfC

Esta formação pós graduada articula-se com a restante oferta formativa da ESEnfC. O curso de pós-graduação integra 34 ECTS obrigatórios, totalmente creditáveis no curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa. Este curso já obteve parecer favorável da Ordem dos Enfermeiros para efeitos de atribuição do título de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, com previsão de início no ano letivo de 2022/2023.

 

CORPO DOCENTE

O planeamento e desenvolvimento curriculares do curso será assegurado por professores da ESEnfC e outros professores convidados, peritos em cuidados paliativos.

Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira
Maria Isabel Henriques Simões
Rui Filipe Lopes Gonçalves
Susana Filomena Cardoso Duarte
José Carlos Pereira dos Santos
Adriana Raquel Neves Coelho
Marília Maria Andrade Marques da Conceição e Neves

Professores convidados

A Coordenação do curso, de acordo com a regulamentação em vigor na ESEnfC, será assegurada por um professor da Unidade Científico Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, nomeado pela Presidente.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Unidade Curricular Horas Totais Horas de Contacto ECTS  Ano  Professor / Regente 
T TP PL S E OT
Filosofia e Organização dos
Cuidados Paliativos
108 30     6     4 Rui Filipe L. Gonçalves
Cuidar a Pessoa em Situação
Paliativa
135 20 21   4     5 Susana Filomena Duarte
Cuidar e Capacitar os
Cuidadores
81 13 6 8       3 Isabel Mª Borges Moreira
Comunicação e Relação de
Ajuda em Cuidados Paliativos
108 12 8 16       4 Adriana Neves Coelho
Cuidar no Processo de Perda
e Luto e em Fim de Vida
81 11 10 6       3 Rui Filipe L. Gonçalves
Componente Clínica em Pessoa em Situação Paliativa* 405       8 200 16 15 Isabel Mª Henriques
Simões
Total 918 86 45 30 18 200 16 34    

 

*A realizar em Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos ou Equipas Intra-hospitalares de Suporte emCuidados Paliativos ou Unidade de Cuidados Paliativos (internamento)

 

 


1 WHO. (2002). National cancer control programmes: Policies and managerial guidelines (2nd ed.) Geneva: Author.
2 National Consensus Project. (2018). Clinical Practice Guidelines for Quality Palliative Care (4th ed.). Richmond, VA: National Coalition for Hospice and Palliative Care.
3 Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (2019). Plano estratégico para o desenvolvimento dos cuidados paliativos: biénio 2019-2020. https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2019/04/PEDCP-2019-2020-versao-final-10.02.2019.pdf


Notícias
Ler Todas

  • 2021-09-27
    325 estudantes ingressam na ESEnfC na 1ª fase do concurso de acesso: média do último colocado sobe para os 16 valores
  • 2021-09-17
    Professor Pedro Parreira recebe Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano
  • 2021-09-15
    Mais Contigo de regresso, com formação de profissionais das administrações regionais de Saúde
  • 2021-09-14
    Cooperação: docentes da ESEnfC estiveram em Bissau
  • 2021-09-03
    ESEnfC com novos planos de estudos no 2º ciclo
Eventos
Ver Todos

  • DEC
    02
    Online
    Webinar - Cidadão e Inovação
  • NOV
    30
    online
    1º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos
  • NOV
    25
    online
    Seminário Internacional Virtual: Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências
  • NOV
    19
    Online e Presencial
    Simpósio Internacional de História da Enfermagem da ESEnfC, ANHE, SPHE
  • NOV
    18
    Online e Presencial
    III Colóquio Internacional Filosofia do Cuidar: cuidado centrado nas pessoas