Destaques
Ciclo de Cinema da ESEnfC

 

cinema

 
No âmbito das comemorações dos 140 anos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a ESEnfC está a organizar um Ciclo de Cinema com o tema "Educar para o desenvolvimento sustentável". As sessões decorrerão nas próximas terças-feiras do mês de outubro, dias 5, 12, 19 e 26, pelas 19 horas. Cada sessão será precedida de uma breve apresentação e seguida de um debate com especialistas das áreas abordadas.
 
Os filmes serão transmitidos na Casa do Cinema de Coimbra, no Edifício Avenida.
A sala abrirá 30 minutos antes do início de cada sessão e tem a lotação máxima de 200 lugares.
 

5 de outubro

QUE HORAS ELA VOLTA?

de Anna Muylaert, 2015
 
Sinopse:
A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a filha telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os patrões de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.
 
 
Convidada: Dra. Sandra Silvestre
 
Sandra Silvestre é animadora comunitária, coordenadora de projetos socioeducativos, formadora, consultora e ativista na área da economia solidária, da igualdade de género e dos feminismos.
Tem-se dedicado a projetos de cidadania, democracia participativa, igualdade e direitos humanos. Destaca o trabalho com o Grupo Aprender em Festa (Gouveia), entidade de que faz parte, e na iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal promovido pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.   
É formadora, especialmente em temáticas relacionadas com a Igualdade de Género e com metodologias da educação não-formal, e tem colaborado com inúmeras entidades, especialmente da região centro.
É ativista social e colabora em Coimbra com a Casa da Esquina, o CES/Grupo das Ecologias Feministas de Saberes, entre outras. Foi também produtora cultural no TEUC, no Teatrão, no JACC e assessora parlamentar.

12 de outubro

EM GUERRA

de Stéphane Brizé, 2018
 
Sinopse:
Apesar dos duros sacrifícios financeiros por parte dos trabalhadores e dos elevados lucros do ano anterior, a administração da Perrin Industries decide fechar uma das suas fábricas. Liderados por Laurent Amédéo, o seu porta-voz, os 1100 trabalhadores, decidem lutar contra esta decisão brutal, prontos a tudo para salvar os seus empregos.
 
 
Convidada: Dra. Lina Coelho
 
Lina Coelho é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora no núcleo de estudos em Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (CES). É doutorada em Economia pela mesma universidade, com uma dissertação que aborda as desigualdades de rendimento em Portugal dando ênfase à perspetiva de género. Os seus interesses de investigação incluem tópicos de economia da desigualdade, economia feminista e economia da família. Nos últimos anos tem focado a sua investigação na gestão do dinheiro pelos casais com filhos, decisão económica intrafamiliar e efeitos da crise econômica nas desigualdades de género. Tem publicado vários trabalhos sobre estas questões.

 
19 de outubro

PARA SAMA

de Waad Al-Kateab, Edward Watts, 2019
 
Sinopse:
Para Sama é simultaneamente uma viagem íntima e épica pela experiência feminina da guerra. Uma carta de amor de uma jovem mãe para a sua filha, o filme conta a história de vida de Waad al-Kateab durante cinco anos de revolta em Alepo, na Síria, ao mesmo tempo que se apaixona, se casa e tem a filha Sama, tudo enquanto o conflito devastador cresce à sua volta.A sua câmara captura histórias incríveis de perda, alegria e sobrevivência enquanto Waad luta com uma escolha impossível – fugir ou não da cidade para proteger a vida da filha, quando sair significa abandonar a luta pela liberdade, pela qual já sacrificou tanto.
 
 
Convidado: Dr. Pascoal Pereira
 
Pascoal Pereira, professor de Relações Internacionais no Universidade Portucalense (Porto) e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação nas áreas de Estudos para a paz, Prevenção de conflitos, Direitos Humanos e Direitos das Minorias.

 
26 de outubro

AMANHÃ

de Melanie Laurent e Cyril Dion, 2015
 
Sinopse:
Mostra que cada um de nós pode realmente contribuir para criar o futuro. O filme tem tom positivista e optimista, que pergunta: apresentar soluções e contando uma história positiva é a melhor forma de resolver as crises ecológicas, econômicas e sociais que atravessam o nosso mundo? Demain acompanha a viagem de Cyril Dion, Mélanie Laurent e uma equipe de quatro pessoas por dez países à procura do que poderá provocar o desaparecimento da Humanidade e como evitar esta catástrofe até 2100. Durante a viagem, Cyril Dion e Mélanie Laurent encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, e economia, a democracia e a educação.
 

 
Parceiros

Notícias
Ler Todas

  • 2021-09-27
    325 estudantes ingressam na ESEnfC na 1ª fase do concurso de acesso: média do último colocado sobe para os 16 valores
  • 2021-09-17
    Professor Pedro Parreira recebe Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano
  • 2021-09-15
    Mais Contigo de regresso, com formação de profissionais das administrações regionais de Saúde
  • 2021-09-14
    Cooperação: docentes da ESEnfC estiveram em Bissau
  • 2021-09-03
    ESEnfC com novos planos de estudos no 2º ciclo
Eventos
Ver Todos

  • DEC
    02
    Online
    Webinar - Cidadão e Inovação
  • NOV
    30
    online
    1º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos
  • NOV
    25
    online
    Seminário Internacional Virtual: Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências
  • NOV
    19
    Online e Presencial
    Simpósio Internacional de História da Enfermagem da ESEnfC, ANHE, SPHE
  • NOV
    18
    Online e Presencial
    III Colóquio Internacional Filosofia do Cuidar: cuidado centrado nas pessoas