Destaques
2ª Fase de Candidaturas do Curso de Pós-graduação em Pesquisa-Ação Participativa em Saúde até 9 de junho

 

pg enf PAPS

 

A Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS) é uma abordagem de pesquisa-intervenção em que a participação das pessoas em todo o processo é um imperativo democrático e tem a primazia do contexto comunitário (local). Na PaPS o conhecimento é co-criado dialogicamente, incorporando múltiplas perspetivas e tipos de conhecimento. Resulta de processos complexos de reflexividade com valores explícitos, garantindo autenticidade, transparência e transferibilidade.

Mais informação em www.icphr.org


Destinatários: Licenciados na área da saúde ou apoio social, preferencialmente gestores de projetos de intervenção comunitária.

Quem participa nesta Pós-graduação terá a oportunidade de desenhar um projeto de PaPS e ainda:

  • (re)conceber projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
  • (re)estabelecer indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
  • disseminarem melhor os resultados de boas praticas.

Os gestores de projetos, ao participarem no curso, terão a possibilidade de desenvolver os seus projetos de intervenção comunitária, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa-ação


Todos os participantes terão a possibilidade de se agregarem a equipas internacionais, acionando estudos de caso multicêntricos.

Curso tem início a 18 de setembro de 2023
Decorre de forma presencial obrigatória de 18 a 22 setembro e depois em formato online (horário a definir com os participantes).

 


Notícias
Ler Todas

  • 2025-12-03
    18 anos a (O)Usar & Ser Laço Branco: ESEUC comemora prevenção da violência entre pares
  • 2025-11-26
    Professora Irma Brito divulga “Pesquisa-Ação Participativa em Saúde” na 15.ª Conferência FORGES em Díli
  • 2025-11-25
    Novo presidente da Associação de Estudantes e a integração na UC: “Não viemos para ser absorvidos, viemos para somar”
  • 2025-11-18
    ESEUC esteve no México na XVIII Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem
  • 2025-11-17
    Escola de Enfermagem da Universidade de Coimbra iluminou-se de roxo para assinalar Dia Mundial da Prematuridade
Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • DEC
    12
    Online
    5º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: Superar a disrupção, transformar a resposta à Sida
  • DEC
    02
    Online
    VI Seminário Internacional do projeto (O)Usar & Ser Laço Branco - Violência Digital