Destaques
Curso Suporte Básico de Vida com DAE no Adulto

 

 

Curso de Suporte Básico de Vida com DAE

 

É imperativa a disponibilização de formação em Suporte Básico de Vida no percurso formativo do estudante de enfermagem para que estes se capacitem para uma intervenção emergente e segura quando se deparam com uma vítima inconsciente ou em paragem cardiorrespiratória.

Uma das principais causas de morte em todo o mundo, nos últimos 20 anos, de acordo com a OMS (2021) é a morte súbita. Esta organização apresenta dados mundiais que documentam um aumento de mortes de quase 9 milhões, por doença cardíaca e de aproximadamente 20 mil pessoas por dia, serem vítimas de morte súbita.

Também, as guidelines do Conselho Europeu de Ressuscitação (2021) referem que a análise de equipamentos de DAE que foram utilizados logo após uma paragem cardíaca, tem indicado uma percentagem de 76% de vítimas em fibrilhação ventricular. A cada minuto que passa, após uma PCR, a vítima perde 10% de possibilidade de sobrevivência, pelo que, ao fim de cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver. A intervenção rápida de quem presencia uma PCR é fundamental, pois se a desfibrilhação ocorrer nos primeiros 3 a 5 minutos após o colapso da vítima (período em que se mantém a oxigenação cerebral), as taxas de sobrevivência são de 50 a 70%.

Importa, assim, que haja formação e treino alargados e, por maioria de razão naqueles que irão ser, a muito curto prazo, profissionais de saúde pois a desfibrilhação deve ser baseada em procedimentos específicos e, de acordo o Conselho Europeu de Ressuscitação, a utilização do DAE em situação de PCR é muito baixa. Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de mortalidade associados à PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

Disponibilizar, ao estudante de enfermagem, a possibilidade de frequência de um curso de SBV com DAE é permitir-lhe que reveja conhecimentos, que os amplie e treine as suas habilidades para intervir quando contacta com uma vítima inconsciente ou em PCR.

 

 

 


Informação:

 

 


Notícias
Ler Todas

  • 2025-10-31
    ESEUC envolvida na promoção da dieta mediterrânica na indústria alimentar, restauração e hotelaria
  • 2025-10-30
    Jogo que ajuda a compreender o envelhecimento distinguido no âmbito do projeto INOVC+
  • 2025-10-30
    Prevenção do suicídio: José Carlos Santos quer afirmar número de telefone 1411 como «ferramenta acessível a todos» e de «resposta eficaz»
  • 2025-10-27
    ESEUC lidera projeto que usa IA para avaliar estado de saúde das pessoas em tratamento oncológico em ambulatório
  • 2025-10-21
    Estudantes de mestrado em mobilidade nas universidades Rey Juan Carlos e Autónoma de Madrid
Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    13
    Online
    eConferência – MoTTLeN: Mobile technologies applied to teaching and learning in nursing
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    18
    Online
    Webinar - Boas Práticas nas construção e apresentação de Comunicações Científicas
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa