Destaques
Curso Suporte Básico de Vida com DAE no Adulto

 

 

Curso de Suporte Básico de Vida com DAE

 

É imperativa a disponibilização de formação em Suporte Básico de Vida no percurso formativo do estudante de enfermagem para que estes se capacitem para uma intervenção emergente e segura quando se deparam com uma vítima inconsciente ou em paragem cardiorrespiratória.

Uma das principais causas de morte em todo o mundo, nos últimos 20 anos, de acordo com a OMS (2021) é a morte súbita. Esta organização apresenta dados mundiais que documentam um aumento de mortes de quase 9 milhões, por doença cardíaca e de aproximadamente 20 mil pessoas por dia, serem vítimas de morte súbita.

Também, as guidelines do Conselho Europeu de Ressuscitação (2021) referem que a análise de equipamentos de DAE que foram utilizados logo após uma paragem cardíaca, tem indicado uma percentagem de 76% de vítimas em fibrilhação ventricular. A cada minuto que passa, após uma PCR, a vítima perde 10% de possibilidade de sobrevivência, pelo que, ao fim de cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver. A intervenção rápida de quem presencia uma PCR é fundamental, pois se a desfibrilhação ocorrer nos primeiros 3 a 5 minutos após o colapso da vítima (período em que se mantém a oxigenação cerebral), as taxas de sobrevivência são de 50 a 70%.

Importa, assim, que haja formação e treino alargados e, por maioria de razão naqueles que irão ser, a muito curto prazo, profissionais de saúde pois a desfibrilhação deve ser baseada em procedimentos específicos e, de acordo o Conselho Europeu de Ressuscitação, a utilização do DAE em situação de PCR é muito baixa. Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de mortalidade associados à PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

Disponibilizar, ao estudante de enfermagem, a possibilidade de frequência de um curso de SBV com DAE é permitir-lhe que reveja conhecimentos, que os amplie e treine as suas habilidades para intervir quando contacta com uma vítima inconsciente ou em PCR.

 

 

 


Informação:

 

 


Notícias
Ler Todas

  • 2025-12-03
    18 anos a (O)Usar & Ser Laço Branco: ESEUC comemora prevenção da violência entre pares
  • 2025-11-26
    Professora Irma Brito divulga “Pesquisa-Ação Participativa em Saúde” na 15.ª Conferência FORGES em Díli
  • 2025-11-25
    Novo presidente da Associação de Estudantes e a integração na UC: “Não viemos para ser absorvidos, viemos para somar”
  • 2025-11-18
    ESEUC esteve no México na XVIII Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem
  • 2025-11-17
    Escola de Enfermagem da Universidade de Coimbra iluminou-se de roxo para assinalar Dia Mundial da Prematuridade
Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • DEC
    12
    Online
    5º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: Superar a disrupção, transformar a resposta à Sida
  • DEC
    02
    Online
    VI Seminário Internacional do projeto (O)Usar & Ser Laço Branco - Violência Digital