Alunos do segundo curso em “Envelhecimento Saudável, Cultura e Cidadania” que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra proporciona no âmbito do projecto Universidade dos Mais Adultos (UMA) aprenderam, hoje, algumas técnicas de Primeiros Socorros e de Suporte Básico de Vida (SBV).
Foram os próprios estudantes, com idades a partir dos 55 anos, que reivindicaram esta formação, explica a professora Paula Cordeiro, uma das coordenadoras da UMA. Para Paula Cordeiro, «é um dever de cidadania sabermos as técnicas de Suporte Básico de Vida», o que «deveria ser treinado desde criança». Porém, «nunca é tarde para aprender», conclui. |
O curso em “Envelhecimento Saudável, Cultura e Cidadania” dá a possibilidade aos alunos de apenas frequentarem as cadeiras que desejarem, de acordo com os interesses e a disponibilidade individuais.
O programa do curso é anual e assenta em nove disciplinas: Informática; Envelhecimento, Sociedade e Cidadania; Envelhecimento Activo Mais Saúde; História Local e Regional; Inglês; Biologia; Relações Interpessoais; Saúde e Motricidade; e Terapêuticas Não Convencionais.
O grande objectivo do projecto UMA, que teve a colaboração do Centro Sócio Cultural Polivalente de São Martinho, é permitir que “os mais adultos”, a começar pelas pessoas que se reformaram mais cedo, se mantenham úteis, desenvolvam a auto-estima e adquiram conhecimentos para continuarem a participar na sociedade.
A formação em SBV foi ministrada pelo Grupo de Projecto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação, que também é da ESEnfC.