Durante quatro dias, de 9 a 12 de Fevereiro, decorreu, no Pólo A da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o curso de Suporte de Vida em Pediatria, dirigido aos formandos da pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.
Nesta formação, que contou também com a presença de três enfermeiros do Hospital Pediátrico (externos ao curso de pós-licenciatura), os estudantes participaram em palestras, em workshops, em bancas práticas de competências específicas e em simulações para resolução de cenários.
De acordo com os organizadores do curso, foi preocupação central desenvolver e aprofundar os conhecimentos e competências necessários à perícia na identificação de situações de doença/trauma com potencial para ameaçar a vida da criança no imediato ou a breve prazo, assim como na tomada de decisões conducentes à prevenção da paragem cardio-respiratória numa criança gravemente doente e/ou vítima de trauma.
Os formandos também procuraram aprofundar conhecimentos e competências na reanimação de uma criança em situação de paragem cardio-respiratória, através de medidas básicas e avançadas, e na prestação de cuidados pós-reanimação de qualidade, de forma a maximizar os resultados e minimizar as sequelas.
O curso surgiu de uma parceria entre o Grupo de Projecto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação e a coordenação do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Uma parceria materializada através da participação em tempo integral na realização deste curso dos professores Dulce Galvão, Jorge Apóstolo, José Carlos Martins, Luís Batalha, Providência Marinheiro, Regina Amado e Rui Baptista.