Notícias
Meio milhar de inscritos nas Jornadas de Enfermagem Médico-Cirúrgica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, entre os dias 4 e 6 de Março, as Jornadas de Enfermagem Médico-Cirúrgica, subordinadas ao tema “Cuidar a Pessoa em Estado Crítico: da Avaliação à Intervenção Especializada”.

Durante três dias, cerca de cinco centenas de enfermeiros – a contar com o número de inscrições, entretanto encerradas – vão debater, trocar experiências e conhecimentos e partilhar os avanços registados ao nível desta especialidade.

  

Do programa do evento, que terá lugar no Pólo B da ESEnfC (em S. Martinho do Bispo, junto ao Hospital dos Covões), fazem parte quatro mesas-redondas: “Cuidar do Doente em Estado Crítico: Contributos dos Cuidados Intensivos”, “Implicações da Doença Oncológica para o Doente e Família”, “O Doente em Estado Crítico na Urgência: Da admissão à Alta, a Continuidade dos Cuidados” e “ A Problemática do Doente Cardíaco”.

A organização preparou, ainda, cinco workshops e três cursos breves (eventos pré-jornadas).


A conferência de abertura, quinta-feira (5 de Março), às 9h30, tem por título “Cuidados al paciente crítico basados en la evidencia” e será proferida pela professora titular da Escuela Universitaria de Enfermería da Universidad de Murcia (Espanha), Maria Ruzafa Martínez.

Entre os oradores contam-se enfermeiros chefes, especialistas e graduados, provenientes de várias unidades hospitalares do país; o Chief Nursing Officer da Direcção Geral de Saúde, enfermeiro Sérgio Gomes; e alguns professores da ESEnfC, da Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

No elenco de conferencistas também estão não enfermeiros. É o caso do presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, professor Duarte Nuno Vieira, do director do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, professor Manuel Antunes, e do presidente da Associação Portuguesa de Bioética, professor Rui Nunes.

O professor Duarte Nuno Vieira vai dissecar sobre “A Manutenção de Provas em Contexto de Urgência. O professor Manuel Antunes vai falar da “Cirurgia cardíaca em Portugal: Percursos e Recursos”. O professor Rui Nunes vai analisar os “Dilemas e Conflitos éticos em Contextos de Urgência”.

Para a primeira tarde de trabalhos estão calendarizados workshops sobre “Tratamento de Feridas Crónicas”, “Bloco Operatório”, “Massagem Terapêutica no Alívio da Dor”, “Ostomias - Dimensões do Cuidar” e “Estratégias de Comunicação com o Doente em Estado Crítico”.

Também na quarta-feira (4 de Março), os cursos, que só funcionarão com o mínimo de 15 inscrições, são em Suporte Básico de Vida, Via Aérea Difícil e Suporte Imediato de Vida.

As Jornadas “Cuidar a Pessoa em Estado Crítico: da Avaliação à Intervenção Especializada” (ver o PDF com o programa integral) são organizadas pela UCP de Enfermagem Médico-Cirúrgica, com a participação dos alunos/enfermeiros do 2.º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESEnfC.


Recortes de Imprensa

As Beiras

Diário de Coimbra

Mundo Universitário online

Portal Universia


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo