A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a promover, durante esta semana, um seminário de Enfermagem Transcultural, no âmbito do qual recebe, amanhã (quarta-feira, dia 22 de Abril), professores da Suécia, da Bélgica e da Noruega, que vêm falar sobre algumas especificidades da Saúde na Europa.
|
Os seis docentes estrangeiros vão explicar como são prestados os serviços de “Saúde Mental na Bélgica”, os “Cuidados ao Idoso na Suécia” e os “Cuidados Domicliários na Noruega” (entre as 9h30 e as 13h00, no anfiteatro do Pólo A). Esta iniciativa enquadra-se na cadeira de Ensino Clínico na Área Opcional (4º ano da licenciatura) e procura oferecer aos estudantes a oportunidade de analisarem a influência da cultura na saúde e nos sistemas de cuidados de saúde em diversos países europeus. |
A Semana de Enfermagem Transcultural surge no âmbito módulo curricular “Cultural Awareness in Nursing”, que é leccionado em instituições de ensino superior europeias, como resultado de um projecto feito em parceria com universidades e politécnicos de Lund (Suécia), Bergen (Noruega), Hasselt (Bélgica) e Eindhoven (Holanda).
De acordo com a professora da ESEnfC responsável pelo projecto, a docente Ananda Fernandes (foto), este seminário «deverá permitir ao estudante comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da enfermagem e da educação em enfermagem nesses países». Isto para que o futuro profissional de saúde possa «aumentar as suas competências para prestar cuidados de enfermagem culturalmente congruentes», bem como «melhorar o seu potencial para exercer enfermagem além-fronteiras».
Os mesmos professores da Suécia, da Bélgica e da Noruega vão, sexta-feira (dia 24, às 10h15), falar sobre o estado actual do ensino e do exercício da Enfermagem, e sobre os desafios que se lhes colocam.
Além de assistirem a conferências e participarem em trabalhos de grupo com professores, cerca de 360 estudantes da ESEnfC vão, ainda, discutir estudos de caso sobre o nascimento, a terceira idade, a doença mental e os cuidados domiciliários.
Amanhã, vão poder assistir a uma acção de sensibilização do projecto “SauDar | saúde, género e migrações”, que se propõe facilitar o acesso e a prestação de serviços de saúde às populações imigrantes, muito especialmente às mulheres, promovendo a igualdade de oportunidades e de género.
Trata-se de um projecto da iniciativa do movimento Graal, co-financiado pelo Estado português e pelo Fundo Social Europeu, do qual é ESEnfC é parceira.
Para quinta-feira (das 16h00 às 18h00, na cantina do pólo A) está marcado um convívio com os professores estrangeiros convidados para o seminário.
Colaboram na Semana da Enfermagem Transcultural, pela ESEnfC, os professores Ananda Fernandes, Jorge Apóstolo, Ana Paula Monteiro e Margarida Madeira, assim como os convidados internacionais, professores Boel Hovde, Eva Berndin (Suécia), Hermsn Baerten, Hilde Curinckx (Bélgica), Bente Albrigtsen e Liv Berit Thulin (Noruega).
Recortes de Imprensa



