A unidade curricular de Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem II está organizada em três tipos de sessões de lecionação: aulas Teóricas (T) - expositivas, Teórico-práticas (T/P) - demonstrativas e Práticas Laboratoriais Simuladas (PLs) – treino de execução e validação. Nas três tipologias de aulas existirá um fio condutor entre as mesmas, decorrendo em sala de aula e/ou em laboratório conforme as necessidades e tipologia de aulas.
A carga horária planeada para cada uma das componentes vai ao encontro das necessidades de trabalho que foram programadas para atingir os objetivos propostos.
Planearam-se sessões teóricas e teórico-práticas para responder aos objectivos em que se pretende que o estudante incorpore e trabalhe, sob o ponto de vista cognitivo, informação que é nova, nomeadamente na compreensão e identificação de respostas humanas na satisfação de necessidades humanas fundamentais, identificando fatores que contribuem para desenvolvimento de saúde e fatores de risco que podem desencadear problemas de saúde; a identificação de manifestações de independência/dependência na satisfação das NHF; a análise crítica sobre/de responsabilidades, respostas e intervenções do enfermeiro para a obtenção de ganhos em saúde da pessoa e população a integração/demonstração de pensamento crítico e diagnóstico para conceção de projetos de cuidados; demonstração de capacidades de Promoção de saúde e prevenção da Infeção associada aos cuidados de saúde e o desenvolvimento de capacidades em torno de instrumentos estruturantes do cuidar em enfermagem.
A intencionalidade da relação será desenvolvida durante as aulas. No decurso das aulas simuladas de práticas laboratoriais serão integrados, de modo transversal aos diferentes conteúdos, procedimentos técnico/relacionais sistematizados e estruturados facilitadores da interação (ex. como deve o estudante de enfermagem efetuar a abordagem à pessoa, como deve iniciar, desenvolver e finalizar os cuidados/procedimentos).
Em relação às sessões de práticas laboratoriais, através do recurso a práticas simuladas, estas permitem desenvolver e demonstrar capacidades de forma gradual ao longo de sessões, em consonância com os objetivos, nomeadamente capacidades em torno de métodos e técnicas de enfermagem (instrumentos estruturantes).
As PLs desenvolvem-se em torno de um conjunto de técnicas e procedimentos que serão avaliados continuadamente e em 2 momentos formais de execução/validação, com foco na execução e fundamentação (ex. planificação, organização, execução/destreza e mobilização de conhecimentos), conforme descrito detalhadamente em Guia/Manual orientador anexo ao programa e que é disponibilizado aos estudantes. Complementarmente, as atitudes, desempenho e comportamentos dos estudantes em laboratório serão, igualmente, objeto de avaliação continuada durante as aulas PLs, sendo considerados elementos de competência relacionados com o Saber-Ser e Estar (ex. assiduidade, pontualidade, respeito, relacionamento interpessoal, iniciativa, oportunidade).
Bibliografia desenvolvida pelos docentes, como exemplo: resultados de pesquisas; manuais fotográficos de técnicas e procedimentos, de acordo com as guidelines mais recentes, estão integradas na UC, de modo a adequar as metodologias de ensino à natureza dos conteúdos programáticos, potenciando o trabalho autónomo do estudante na consecução dos objetivos de aprendizagem da UC.