Procura-se que os alunos se capacitem com as aprendizagens e adquiram, parcialmente, uma perspetiva científica e socioantropológica dos fenómenos; compreendam as problemáticas e os conceitos inerentes aos conteúdos temáticos propostos; pesquisem em fontes bibliográficas e/ou documentais de qualidade; aprofundem a reflexão pessoal, problematizem e incorporem de forma crítica as problemáticas propostas.
A componente de ensino teórica está planeada em sessões expositivas para os contéudos programáticos, considerando a necessidade de transmitir, sob o ponto de vista cognitivo, informação e conhecimentos novos.
A componente de ensino teórico-prática de Socioantropologia da Saúde assenta numa metodologia ativa, participativa, analítica e reflexiva. Cada aula teórico-prática decorre sobre uma temática e apresenta questões de trabalho para discussão e resolução em grupo. Pretende-se que os estudantes, pela resolução das questões propostas e através de pesquisa, leitura, capacidade crítica de seleção e de síntese de artigos científicos trabalhem os conteúdos da UC.
Pretende-se, assim, que os objetivos relacionados com a capacidade de análise, reflexão e apreensão das questões sociais sejam aplicados, integrando os conhecimentos adquiridos na U.C. e relacionando-os. E que os estudantes promovam, entre si, as competências de discussão, reflexão e análise crítica dos documentos fornecidos pela docente ou trazidos por si.