-Brito, I. (2014). Um modelo de planeamento da promoção da saúde: modelo PRECEDE-PROCEED in In R. Pedroso, & I. Brito (Eds.) Saúde dos estudantes do ensino superior de enfermagem: estudo de contexto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
-Brito, I. & Mendes, F. (2022). Formar profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa: o caso da Noite Saudável. In Educação Contemporânea Poisson (Eds), no 36 (pp. 101–110). https://doi.org/10.36229/978-65-5866-153-5.CAP.11.
-Cunha-Oliveira, A., Camarneiro, A., Gómez-Cantarino, S., Cipriano-Crespo, C., Queirós, P., Cardoso, D., ...Ugarte-Gurrutxaga, M. (2021). The Integration of Gender Perspective into Young People’s Sexuality Education in Spain and Portugal: Legislation and Educational Models. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(22), 11921. https://doi.org/10.3390/ijerph182211921
-Direção-Geral da Saúde (2019). Crianças e jovens com diabetes mellitus tipo 1. Manual de formação resumido para apoio aos profissionais de saúde e de educação. Lisboa: Direção-Geral da Saúde. https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2020/01/Crianc%CC%A7as-e-jovens-com-diabetes-mellitus-tipo-1-Manual-de-formac%CC%A7a%CC%83o-para-apoio-aos-profissionais-de-sau%CC%81de-e-de-educac%CC%A7a%CC%83o.pdf
-Dussault, G. (2020). Da subordinação à complementaridade?. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28, 1–3. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0000.3355
-Fronteira, I., Jesus, É. H., & Dussault, G. (2020). A enfermagem em Portugal aos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 25(1), 273–282. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28482019
-Imperatori, E. & Giraldes, M. A. (1993). Metodologia do planeamento em saúde. (3a ed.). Lisboa, Portugal, ENSP: Edições da saúde.
-Moreira, I., Fernandes, M., Silva, A., Veríssimo, C., Leitão, M., Filipe, L., & Sá, M. (2021). Intimate relationships as perceived by adolescents: Concepts and meanings. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(5), 1–13. https://doi.org/10.3390/ijerph18052256
-Ordem dos Enfermeiros. (n.d.). Regulamento n.o 190/2015, Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Diário Da República n.o 79/2015, Série II de 2015-04-23, 10087–10090.
-Ordem dos Enfermeiros. (2012). Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem: Enquadramento conceptual. Enunciados descritivos. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
-Peixoto, N., & Peixoto, T. (2016). Reflective practice among nursing students in clinical teaching. Revista de Enfermagem Referência, IV Série(11), 121–132. https://doi.org/10.12707/RIV16030
-Rodrigues, R. (2009). Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços. Coimbra, Portugal: Mar da Palavra.
-Silva S., Ferreira M., Amaral-Bastos M., Monteiro M., Couto G. (2020). Diagnosis of knowledge on sexuality among adolescents. Acta Paul Enferm., 33, 1-7. doi: http://dx.doi.org/10.37689/