O Ensino Clínico decorre em unidades de saúde (Unidades de Hospitalização Domiciliária do Serviço Nacional de Saúde – ULS Coimbra (4) ULS Matosinhos (3), ULS Porto (2); ULS Gaia (2); ULS Região de Aveiro (2), ULS Baixo Mondego (2); ULS da Lezíria-UHD Hospital de Santarém (2); ULS Viseu Dão Lafões (2); ULS Lisboa Ocidental (1); UHD do Centro Hospitalar do OESTE (1) e Equipas de Cuidados Continuados Integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados –ECCI Coimbra Saúde (2); ECCI Cantanhede (2)), que prestam cuidados no domicílio a pessoas e seus cuidadores familiares, que vivem processos de transição saúde/doença geradores de dependência no autocuidado, de instalação súbita e delimitada no tempo ou de instalação gradual e progressiva, associada a condições de saúde agudas, crónicas e/ou agudização de situações crónicas de saúde ou ao envelhecimento.
1. O processo de cuidados a pessoas dependentes no autocuidado e família: colheita e análise de dados, juízo clínico e conceção e avaliação de cuidados, centrados nas respostas humanas reais ou potenciais aos processos de vida e de saúde-doença.
2. Ações de promoção da saúde, prevenção da doença, curativas, de suporte, de reabilitação e paliativas em situações de transição geradoras de vulnerabilidade e dependência no autocuidado, resultantes da prescrição de enfermagem ou de outros profissionais da equipa de saúde.
3. Recursos humanos, materiais, tecnológicos, ambientais, tempo e conhecimentos e sua utilização racional para responder a necessidades das pessoas, famílias, comunidades e organizações. Qualidade em saúde.
4. Comunicação funcional, pedagógica e terapêutica em contexto de cuidados. Trabalho em equipa.
5. Autoformação e construção da identidade profissional. Princípios ético-deontológicos da profissão. Avaliação das práticas profissionais.
6. Processo de pesquisa, análise, construção e mobilização de conhecimentos para o desenvolvimento pessoal, das práticas profissionais, da disciplina e dos sistemas de saúde.