Mestrado em Enfermagem

Planeamento, Operações e Logística




 
Área Científica Tipologia da disciplina ECTS
345 - Gestão e Administração Obrigatória 6
 
 
Código da disciplina Ano Período
10003641009 1 2º Semestre
 
 
Carga Horária Total T - Teóricas TP - Teórico-Práticas TA - Trabalho Autónomo
150 28 14 108


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | TA - Trabalho Autónomo


Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular está estruturada para proporcionar aos estudantes conhecimentos, aptidões e competências que permitam operacionalizar as funções de planeamento, organização, direção e controlo como componentes estruturantes do processo de gestão, assegurando a eficácia e eficiência das operações e logísticas das organizações de saúde, a nível da gestão operacional, tática e estratégica.
Conforme o Regulamento da Competência Acrescida Avançada em Gestão (Regulamento, nº 76/2018), pretende-se que para concluir com êxito esta unidade curricular, o estudante demonstre as seguintes competências:
-Identifica problemas na área do planeamento, operações e logística;
-Prioriza e analisa os problemas e propõe soluções de melhoria contínua da qualidade;
-Assegura a gestão eficiente dos recursos materiais e valida o nível de adequação dos dispositivos médicos às necessidades de cuidados;
-Participa na conceção, remodelação e adequação dos espaços físicos de forma a garantir a sua funcionalidade;
-Assegura a utilização dos métodos de aprovisionamento e de gestão de stocks de forma adequada, e participa na definição de critérios de qualidade dos materiais, assim como no processo de contratualização interna e externa;
-Utiliza a evidência cientifica como suporte à tomada de decisão para o desenvolvimento de projetos de melhoria continua da qualidade, assumindo-se como um agente da mudança, avaliando os recursos necessários para a sua implementação;
-Comunica/divulga e justifica a necessidade de processos de mudança, avaliando as opções e os recursos necessários para a sua implementação.

Conteúdos programáticos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular

Metodologias de ensino

Demonstração da coerência das metodologias com os objetivos da unidade curricular

Bibliografia principal



ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso