Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria


Tipo de curso


FINALIDADE DO CURSO

O Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria cujo plano de estudos se encontra publicado através da Portaria nº 235/2016, de 30 de agosto, tem como finalidade formar enfermeiros com competências para a prática de cuidados especializados na área de enfermagem de saúde mental e psiquiatria.

 

OBJECTIVOS DO CURSO

Para a consecução dos principais objetivos de aprendizagem pretende-se que o que o estudante no final do curso seja capaz de:

1.Valorizar a saúde mental no desenvolvimento integral do ser humano;

2.Compreender a pessoa numa perspetiva contextual tendo em conta a transculturalidade e a diversidade;

3.Identificar as respostas do individuo e família, grupos e comunidade aos processos de vida e de saúde-doença;

4.Conceber, planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem especializados de ESMP ao individuo e família, grupos e comunidade ao longo do ciclo vital;

5.Colaborar na conceção, organização, planeamento, execução e avaliação de programas/projetos de saúde que visem o bem-estar e a qualidade de vida relacionada com a saúde das populações;

6.Participar na política, planeamento e na gestão de cuidados e recursos em saúde;

7.Contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em geral e da enfermagem da saúde mental e psiquiátrica em particular, nomeadamente através da prática de investigação, do ensino e da formação;

8.Dar pareceres técnico-científicos no âmbito da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.

 

PERFIL DE COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

O curso deve proporcionar ao estudante o desenvolvimento dos domínios de competências comuns ao Enfermeiro Especialista, tal como o proposto pela Ordem dos Enfermeiros no Regulamento n.º 122/2011, (DR 2ª série, parte E nº 35/ 2011, de 18 de fevereiro):

-Competências do domínio da responsabilidade profissional, ética e legal;

-Competências do domínio da melhoria contínua da qualidade;

-Competências do domínio da gestão dos cuidados;

-Competências do domínio das aprendizagens profissionais

Os estudantes devem, ainda, desenvolver os domínios de competência do Enfermeiro Especialista em saúde mental, tal como o proposto pela Ordem dos Enfermeiros no Regulamento n.º 129/2011, (DR 2ª série, parte E nº 35/ 2011, de 18 de fevereiro)

-Detém um elevado conhecimento e consciência de si enquanto pessoa e enfermeiro, mercê de vivências e processos de auto-conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional;

-Assiste a pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos e comunidade na otimização da saúde mental;

-Ajuda a pessoa ao longo do ciclo de vida, integrada na família, grupos e comunidade a recuperar a saúde mental, mobilizando as dinâmicas próprias de cada contexto;

-Presta cuidados de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, à pessoa ao longo do ciclo de vida, mobilizando o contexto e dinâmica individual, familiar de grupo ou comunitário, de forma a manter, melhorar e recuperar a saúde.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso desenvolve-se ao longo de três semestres letivos, organizados numa estrutura curricular anual, com 90 créditos.

O primeiro ano corresponde à componente teórica do curso e o segundo ano dedicado à componente clinica. Os estágios serão realizados em diversos contextos de prática clínica.

O somatório dos três estágios respeita os 60%, das 900 horas letivas recomendadas pela Ordem dos Enfermeiros (nº 4 do art.º 18º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº 107/2008). Serão realizados em instituições de saúde, preferencialmente da região de Coimbra, nas áreas de cuidados de saúde primários, hospitais e noutras instituições/associações que permitam o desenvolvimento das competências a adquirir no curso/unidade curricular.

Os estágios irão realizar-se em unidades de saúde comunitárias e hospitalares do território nacional ou no estrangeiro que se diferenciem pela prática de cuidados nas áreas clinicas de cada um dos três estágios. Todos os estágios pressupõem a elaboração de um projeto e de um relatório de estágio.

O plano de estudos respeita a matriz construída pela Ordem dos Enfermeiros, quanto aos temas que devem ser abordados em todos os Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem (CPLEE), temas que devem ser abordados neste CPLEE, estágios que devem ser realizados, duração mínima do período de estágio, duração mínima dos CPLEE e título profissional exigido aos docentes responsáveis pelos estágios e aos coordenadores dos CPLEE.

A estrutura curricular com as áreas científicas e créditos para obtenção do diploma é apresentada no Quadro 1.

Quadro 1 –Áreas Científicas e Créditos para obtenção do Diploma

ÁREA CIENTÍFICA

SIGLA

CRÉDITOS

OBRIGATÓRIOS

OPTATIVOS

Ciências da Educação

142

2,5

-

Gestão e Administração

345

2,5

-

Saúde

720

9

 

Enfermagem

723

76

 

TOTAL

90

 ORGANIZAÇÃO DO CURSO

O curso é organizado e gerido pela Unidade Cientifico Pedagógica (UCP) de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da ESENFC.

As unidades curriculares são coordenadas e lecionadas por professores da ESENFC e professores convidados no caso das unidades curriculares que integrem outras áreas científicas, prevendo-se, ainda, a colaboração de professores convidados e conferencistas, profissionais peritos na área científica de âmbito nacional ou internacional.

A orientação, supervisão e avaliação dos alunos será da responsabilidade de professores da UCP de Enfermagem de Saúde Mental detentores da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, com a colaboração de enfermeiros especialistas de EESMP, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial

Os estudantes que concluírem o Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde mental e Psiquiatria podem solicitar à Ordem dos Enfermeiros a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria para trabalhar, no hospital e na comunidade, com os indivíduos e as suas famílias que experimentam ou são afetados por doença mental” (OMS, 2003).




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
Maria Luísa da Silva Brito



2º Semestre
Maria Luísa da Silva Brito



3º Semestre
José Carlos Pereira dos Santos



4º Semestre