As metodologias de ensino – aprendizagem descritas e os processos de avaliação, adequam-se ao nível de ensino pós-graduado, bem como aos objetivos da UC, ocupando o estudante a centralidade do processo.
As metodologias expositivas e interativas associadas à análise e reflexão de situações clínicas, realização de exercícios e análise e aplicação de instrumentos de avaliação, permitirão potenciar a aquisição de conhecimentos teóricos relevantes, e a compreensão dos princípios e relevância prática das ferramentas de avaliação. Por outro lado, permitirão a criação de conhecimentos transferíveis no âmbito das atividades de planeamento implementação e avaliação de cuidados, tendo por base os sistemas de linguagem classificada para a padronização dos cuidados de Enfermagem nesta área específica. (objetivos 1, 2, 3, 4 e 5).
Para responder aos objetivos 6, 7 e 8, serão ainda utilizadas metodologias práticas, orientadas para a procura, conceção, implementação e avaliação de programas de prevenção e promoção da saúde mental, através da disponibilização de roteiros de atividades, bem como outros recursos e materiais didáticos. Os resultados serão partilhados em seminário.