Tratando-se de uma formação especializada dirigida a profissionais, as aulas serão lecionadas com duplo sentido, isto é, se por um lado permitem colocar em prática princípios teóricos e concetuais, tendo o domínio cognitivo prevalente, por outro, possibilitarão analisar a resolução prática de problemas, resultantes da experiência dos estudantes.
Este aspeto procura-se destacar nos objetivos "analisar conceitos centrais e enquadradores de Enfermagem do Trabalho, identificar as competências do Enfermeiro do Trabalho e conhecer as áreas de intervenção e requisitos necessários em Enfermagem do Trabalho” em que será necessária uma utilização da cognição para resolução de casos concretos, tendo em conta as competências do Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e reforçada a evidência científica.
Os objetivos "compreender o processo de enfermagem da consulta de enfermagem do trabalho, conhecer as ações e estratégias para promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e descrever o processo de identificação e encaminhamento em situação de patologia laboral, serão alcançados tendo em conta o processo participativo dos estudantes sob orientação dos professores, na construção de cenários e exercícios apresentados.
Tendo esta Unidade Curricular as componentes teórica e teórico prática privilegia-se uma articulação entre o saber teórico e a aplicação prática às realidades laborais.
Neste sentido, torna-se imperativo que o formando seja um participante ativo no processo de ensino-aprendizagem e que sejam utilizadas metodologias expositivas e interrogativas na componente teórica e ativas na componente teorico-prática, onde o docente terá um papel de orientador do processo.