A prática clínica desenvolve-se em contexto dos Cuidados de Saúde Primários, nas unidades de saúde funcionais - UCC e USP.
A supervisão clínica, desenvolvida por um enfermeiro detentor do titulo de especialista, permite que o estudante observe e analise o funcionamento orgânico/funcional das unidades funcionais, assim como identifique os recursos da comunidade e a sua relação com os projetos/atividades da UCC e da USP.
A orientação por parte do enfermeiro que coopera na formação dos estudantes, propicia a aprendizagem em contexto da prática clínica, permitindo ao estudante participar e desenvolver intervenções, transferindo conhecimento teórico para a prática, através da participação em atividades de capacitação de grupos e comunidades, monotorização do estado de saúde de grupos e/ou da comunidade e seus determinantes e no âmbito da vigilância epidemiológica e resposta às Emergências em Saúde Pública.
A metodologia é ativa e centrada no estudante, evidenciada pela elaboração de um relatório critico e de um projeto.
O relatório, organizado em torno da contextualização e caracterização de um problema de saúde de um grupo e/ou comunidade, com descrição das metodologias e estratégias, é apresentado e discutido no final da prática clínica. A elaboração do relatório, permite ao estudante sistematizar e analisar criticamente as atividades desenvolvidas durante a prática clínica, assim como concretiza e evidência os resultados de aprendizagem do estudante no final da unidade curricular.
A sua realização permite a obtenção de um documento final, em que o estudante contextualiza e caracteriza o percurso desenvolvido com descrição das atividades desenvolvidas, análise critica dos objetivos/expetativas e identificação de um problema de saúde de um grupo e/ou comunidade, no qual realiza a prática clínica.
O projeto de intervenção, decorrente do problema identificado num grupo e/ou comunidade, será apresentado e discutido com o professor e enfermeiro orientador que coopera na formação dos estudantes, a fim de se pronunciarem sobre a exequibilidade dos objetivos e possibilidade de concretização das atividades.