As metodologias de ensino e de aprendizagem descritas são desenhadas em coerência com a filosofia de desenvolvimento da unidade curricular. O programa centrado em temáticas e problemáticas permite a gestão curricular de cada sessão letiva de contacto com os formandos, em função dos recursos necessários e do tempo disponível. Para que a gestão do tempo seja eficaz será antecipadamente elaborado um plano de gestão curricular, com indicação do tempo letivo, desenvolvimento temático, atividades a desenvolver e resultados esperados. O tempo expositivo será sempre inferior ao tempo de atividade colaborativa em grupos e ao trabalho de partilha individual/grupo/turma. Os materiais pedagógicos para estudo disponibilizados antecipadamente no “grupo de discussão”, serão facilitadores do trabalho individual de leitura, análise e de preparação para a discussão nas sessões letivas.
A unidade curricular assenta essencialmente na identificação da complexidade das respostas em cuidados à pessoa em situação paliativa e família, diversidade de princípios, pressupostos, valores e modelos de abordagem, sendo por isso, necessário refletir sobre o processo integrado da cadeira de prestação de cuidados. O trabalho colaborativo e cooperativo, tendo por base as evidências científicas mais recentes, auxiliam a análise mais profunda sobre a complexidade das respostas em CP e o seu contributo para a qualidade dos cuidados nos diversos contextos de prática clínica. Paralelamente, os processos interrogativos para construção de mapas concetuais, facilitam o processo o pensamento crítico e criativo em torno dos blocos temáticos, sendo pedido aos formandos que das suas leituras, integrem as principais ideias e sintetizem o seu contributo para a compreensão do impacto da unidade curricular no seu desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e no desenvolvimento das organizações de saúde no processo de resposta às necessidades em cuidados paliativos da população.